Esta região compreende os concelhos do Alto Minho, para sul da fronteira espanhola até às proximidades do rio
Cávado.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês, abrangendo as serras Amarela e da Peneda, dispõe de valiosos motivos para uma visita, como as antas e castelo de Castro Laboreiro, o Santuário da Senhora da Peneda, um sistema único no país de alternância sazonal – as Brandas e Inverneiras – e passeios por uma zona que guarda exemplares da nossa flora silvestre primitiva e de fauna em risco de extinção.
Conhecer esta região é também percorrer as margens do rio Lima – de Viana do Castelo até Ponte da Barca –, de grande valor cultural: estradas e pontes romanas, castros, castelos e vestígios dos Caminhos de Santiago.
Subindo a costa litoral, e passando as praias de Afife e Moledo, chega-se a um passeio de sonho bordejando o rio Minho e onde se pode tomar contacto com as casas e quintas produtoras do vinho verde. Prosseguindo, em Caminha encontra-se a Igreja Matriz e o Forte da Ínsua, este que só pode ser visitado através de uma embarcação. Mais à frente, em Valença veja-se a fortaleza abaluartada e a Igreja de Santo Estêvão, em Monção visite-se o Palácio da Brejoeira e a Torre da Lapela, terminando o percurso em Melgaço com a Igreja da Orada e o Convento das Carvalhiças.
Início do Escutismo
- 1932
Centros e Campos Escutistas
- Campo Escola do Castelo de Neiva
- Centro Escutista de Arcos de Valdevez
Atividades Regionais
- ACAREG / District camp
- Dia de São Jorge / St. Jorge’s Day
- Abertura do Ano Escutista / Opening of Scout Year
- Atividades de Secções / Activities per Sections
- Cenáculo Regional / District Rover Forum
- «Alerta para a Floresta»: Ação de sensibilização e vigilância florestal / Awareness raising and forest surveillance