Adultos mais preparados, melhor Escutismo
Adultos mais preparados, melhor Escutismo
O CNE centra a sua ação pedagógica num método que valoriza a relação entre pares focando toda a sua ação nas crianças e jovens, mas onde a presença do educador adulto é um elemento essencial.
No Escutismo, o adulto é a base da educação integral das crianças, através da garantia do regular funcionamento do método escutista e do correto enquadramento e ambiente para o desenrolar do jogo escutista.
Ser adulto no Escutismo envolve um conjunto de conhecimentos, competências e atitudes que são garantidos através da frequência de um sistema de formação próprio. Estabelece-se assim um perfil para todos os voluntários adultos e assegura-se a sua formação integral com vista ao cumprimento do perfil desejado.
A formação constitui o fator de harmonização de conhecimentos e elemento de capacitação funcional, mas também agente de desenvolvimento pessoal dos próprios adultosno Escutismo. Uma formação equilibradamente assente em três vertentes: pedagogia (saber-saber), método escutista (saber-fazer), e relação educativa (saber-ser).