Esta região abrange a Beira Interior, fechada a sul pelos concelhos do Fundão e de Penamacor.
A grande referência é a área protegida da Serra da Estrela, oferecendo paisagens puras e inéditas, visitando castelos e aldeias que mais parecem museus vivos, onde ainda hoje se pode ver a produção de lã e o fabrico artesanal do queijo da serra. Aconselha-se recorrer aos centros de informação de Seia, Manteigas e Gouveia para planeamento de passeios. A Serra da Malcata, situada nos concelhos de Sabugal e de Penamacor, é a outra área protegida, profundamente ligada à preservação do lince ibérico, onde se tem igualmente incentivado a pastorícia e as produções de mel e queijo. Obrigatório visitar as aldeias características desta zona, como Meimão.
Outra mais-valia passa pela visita da linha defensiva de castelos – desde Figueira de Castelo Rodrigo até Penamacor –, com destaque para a praça-forte abaluartada de Almeida, palco de dois cercos na Guerra dos Sete Anos e na III Invasão Francesa.
Toda a região é um sem fim de motivos para passeios e enriquecimento cultural: os perímetros amuralhados de Pinhel, Trancoso, Sortelha e Castelo Novo, o património histórico da Guarda, Belmonte e Sabugal, os míticos castelos de Celorico e Linhares da Beira e a Fonte das Seis Bicas em Alpedrinha.
Início do Escutismo
- 1925
Centros e Campos Escutistas
- Centro Escutista da Serra da Estrela – Covilhã
- Centro Escutista do Pião
Atividades Regionais
- ACAREG
- Atividades de Secções
- Dia de São Jorge
- Concurso Regional sobre o Ambiente para Agrupamentos