A Região dos Açores abrange nove ilhas a meio do Atlântico distribuídas por três grupos: oriental (Santa Maria, São Miguel), central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira) e ocidental (Flores, Corvo).
Faz parte, conjuntamente com a Madeira, das Regiões Autónomas consagradas em 1976 pela Constituição Portuguesa.
É uma região caracterizada por clima ameno – sem excessos de frio ou calor –, dotada de paisagens fascinantes, vocacionadas para o repouso, a tranquilidade e a evasão citadina. Uma das suas maiores riquezas reside na indústria turística direcionada para as valências ambientais, dispondo para isso de uma rede de percursos pedestres, onde pautam uma valiosa biodiversidade e as manifestações de vulcanismo. Outrora palco da caça à baleia, hoje em dia os Açores possibilitam programas de observação e estudo destes cetáceos, o que permitiu que a sua população crescesse significativamente nas últimas décadas.
Uma das mais-valias dos Açores consiste na diversidade das suas ilhas, que vão desde a existência de belas lagoas (São Miguel), ao valioso património histórico e urbanístico (Terceira), ao ponto de encontro da vela internacional (Faial), aos turismos rurais de sonho (Pico), até a paraísos perdidos (Flores e Corvo).
NÚCLEOS
- 7 (Faial, Graciosa, Pico, Santa Maria, São Jorge, São Miguel, Terceira)
Início do Escutismo
- 1925
Centros e Campos Escutistas
- Centro de Formação Escutista do Belo Jardim - Praia da Vitória, Ilha Terceira
Atividades Regionais
- Jamboree Açoriano
- «Mar que nos une» - Atividade Marítima
- ACARAL - Lobitos
- EXPLORAÇORES - Exploradores
- PR`ANIMAR - Pioneiros
- Indaba
- ROVER Caminheiros
- Cenáculo Regional