© Nuno Perestrelo

Iniciação à Pedagogia Escutista

A Iniciação à Pedagogia Escutista consiste numa sessão de formação presencial, com a duração de um fim de semana, a qual tem como finalidade facultar um conhecimento genérico e ferramentas básicas em termos de pedagogia escutista, capacitando o Candidato a Dirigente a dar os primeiros passos no exercício de funções de animação no quadro de uma Equipa de Animação de uma Unidade.

Conteúdos
Esta sessão de formação presencial tem como principais conteúdos as seguintes áreas:

  • Método Escutista;
  • Organização da Unidade.

Listam-se em seguida os módulos de formação constituintes da Iniciação à Pedagogia Escutista, de duas horas cada, bem como os respetivos conteúdos.

 


Módulo - As sete maravilhas do Método Escutista

Conteúdos 

  • Lei e Promessa;
  • Mística e Simbologia; 
  • Sistema de Patrulhas; 
  • Vida na Natureza;
  • Aprender Fazendo; 
  • Sistema de Progresso; 
  • Relação Educativa.

Módulo - Mística e Simbologia

Conteúdos 

  • Imaginário e imaginários;
  • Mística do CNE;
  • Patronos, Modelos de Vida e Grandes Figuras;
  • Símbolos.

Módulo - Sistema de Progresso

Conteúdos 

  • Adesão;
  • Compromisso pessoal;
  • Etapas de progresso: objetivos educativos e trilhos;
  • Diagnóstico;
  • Negociação e oportunidades educativas;
  • Avaliação e reconhecimento;
  • Desafio e Partida.

Módulo - Relação Educativa

Conteúdos 

  • Perfil do Adulto;
  • Relação Adulto/Jovem;
  • Estilos de animação;
  • Envolvimento nas atividades;
  • Animador da Fé.


Módulo - Equipa de Animação e a organização da Unidade

Conteúdos

  • Composição da Equipa de Animação;
  • Papéis e funcionamento da Equipa de Animação;
  • O papel da Equipa de Animação e do Conselho de Guias;
  • A Equipa de Animação no Agrupamento.

 


Vivência

Dado esta sessão presencial ser vivida em Sistema de Patrulhas, é suposto que ao longo da mesma, seja por tarefas, seja por reflexão sobre as mesmas, os Candidatos a Dirigente vão apreendendo conteúdos referentes ao mesmo, como sejam o papel do Guia, os cargos e funções, o papel do Conselho de Guias, o canto de Patrulha, rituais e tradições, entre outros.

Formação à Distância
Esta sessão de formação deve ser complementada por momentos de formação à distância obrigatórios e facultativos (de iniciativa regional).

A formação à distância obrigatória tem como principais conteúdos os seguintes:

  • Enquadramento do Escutismo;
    Método Escutista.

Listam-se de seguida os módulos de formação à distância obrigatórios constituintes da Iniciação à Pedagogia Escutista, bem como os respetivos conteúdos.

 


Módulo - História do Escutismo

Conteúdos

  • Baden-Powell;
  • Fundação do Escutismo Expansão do Escutismo;
  • Escutismo Católico;

Módulo - Dimensão Internacional do Escutismo

Conteúdos

  • O Escutismo no Mundo;
  • Organização Mundial do Movimento Escutista;
  • Conferência Internacional Católica do Escutismo;
  • Comunidade Escutista Lusófona;
  • Fraternidade mundial e vertente pedagógica da dimensão internacional do Escutismo;
  • Atividades internacionais.

Módulo - Organização do CNE

Conteúdos

  • Organização territorial do CNE;
  • Níveis orgânicos do CNE:
    - Local
    - Regional
    - Nacional;
  • Organização local do CNE. 


Módulo - Escutismo Marítmo 

Conteúdos 

  • Especificidades pedagógicas do Escutismo Marítimo;
  • Imaginário marítimo e terminologias;
  • O Sistema de Progresso.

Eventuais propostas adicionais de formação à distância são de iniciativa regional.

 

Animação da Fé

A animação da Fé da sessão de formação deve ser estruturada de forma a ser ela própria vivencial e formativa, podendo associar-se, a título de exemplo, ao tempo litúrgico ou a vivências temáticas das Igrejas Particulares ou da Igreja Universal.


Avaliação
Devem ser previstas formas de avaliação da aprendizagem referentes aos módulos de formação que compõem a Iniciação à Pedagogia Escutista.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 12735
Voltar Partilhar