Em complemento à Formação Geral de Pedagogia Escutista existe um módulo, de organização a nível nacional, que tendo por base as especificidades metodológicas e as atividades dos Escuteiros Marítimos permite a formação dos Candidatos a Dirigente que estão ao serviço daqueles Agrupamentos (com carácter obrigatório) ou de outros interessados (a título facultativo).
Este módulo consiste num conjunto de duas sessões de formação presencial, com a duração de um fim de semana cada, uma delas de teor prático, a ser realizada em plano de água.
Conteúdos
Estas sessões de formação presencial têm como principais conteúdos as seguintes áreas:
• Recursos de Animação;
• Recursos Técnicos.
Listam-se em seguida os módulos de formação constituintes do Módulo Marítimo da Formação Geral de Pedagogia Escutista, de duas horas cada, bem como os respetivos conteúdos.
Módulo - Vivências do Meio Náutico
Conteúdos
- Terminologia náutica;
- Técnicas, artes e ofícios marítimos;
- Sites e links relacionados com o meio náutico: meteorologia, marés, oceanografia, história e técnica marítima, etc.;
- Diário de Bordo.
Módulo - Preparação de Atividades Náuticas
Conteúdos
- Fases de preparação de uma atividade náutica;
- Calendarização de uma atividade náutica;
- Contactos necessários;
- Logística de uma atividade náutica;
- Preparação de uma atividade à vela;
- Preparação de uma atividade de canoa.
Módulo - Atividades Náuticas
Conteúdos
- Jogo náutico.
Módulo - Jogo Aquático*
Conteúdos
- Segurança na água
- Jogos de água;
- Socorros a náufragos.
Módulo - Navegação em Segurança
Conteúdos
- Preparação, execução e avaliação dos aspetos ligados à segurança de uma atividade;
- Importância do domínio dos meios disponíveis para a atividade;
- Importância da avaliação do plano de água e das condições locais;
- Importância da avaliação das capacidades dos participantes;
- Conforto, vestuário, alimentação e estado de espírito.
Os módulos de navegação devem ser organizados conjuntamente, de forma a obterem-se ganhos temporais que permitam rentabilizar melhor o período formativo.
Os módulos assinalados com asterisco (*), num total de dez (10) horas, devem assegurar um mínimo de oito (8) horas de mar.
Módulo - Segurança a Bordo
Conteúdos
- Distinção entre o colete de salvação e um auxiliar de flutuação, suas finalidades e características técnicas;
- Regras de utilização do colete de salvação;
- Utilização de um colete de salvação e de um auxiliar de flutuação;
- Comportamentos e atitudes a bordo;
- Extintores, tipos e utilização prática;
- Outros métodos de prevenção e combate a incêndios;
- Palamenta complementar adequada à especificidade de cada atividade;
- Procedimentos e disciplina de bordo.
Módulo - Topografia do Navio
Conteúdos
- Topografia das embarcações (nomenclatura e aparelho, massame, poleame, velame e mastreação);
- Topografia das embarcações (nomenclatura e palamenta);
- Topografia das embarcações (nomenclatura e palamenta);
- Teoria da navegação;
- Palamenta legal.
Módulo - Manobras de Apoio*
Conteúdos
- Dar reboque a uma embarcação à vela;
- Realizar a manobra de homem ao mar;
- Recolher um náufrago;
- Transferir tripulantes;
- Apoio a embarcações de canoagem.
Módulo - Navegação à Vela*
Conteúdos
- Dinâmicas de aparelhagem de embarcações;
- Mareações;
- Manobras (virar por vante e cambar, caçar/folgar, orçar/arribar, etc.);
- Endireitar uma embarcação monocasco à vela e voltar a navegar.
Módulo - Navegação a Motor*
Conteúdos
- Funcionamento de um motor fora de borda;
- Manutenção de um motor fora de borda;
- Abastecimento e preparação do combustível;
- Aparelhar a embarcação;
- Manobras de atracar e largar de uma praia, de uma boia e de uma embarcação fundeada;
- Fundear.
Módulo - Navegação a Remos*
Conteúdos
- Manobras (remar, ciar);
- Vozes de comando;
- Endireitar uma embarcação e voltar a navegar;
- Dar apoio a outra canoa capotada.
Os módulos de navegação devem ser organizados conjuntamente, de forma a obterem-se ganhos temporais que permitam rentabilizar melhor o período formativo.
Os módulos assinalados com asterisco (*), num total de dez (10) horas, devem assegurar um mínimo de oito (8) horas de mar.
Vivência
Dado estas sessões presenciais serem vividas em Sistema de Patrulhas, é suposto que ao longo do mesmo, seja por tarefas, seja por reflexão sobre as mesmas, os Candidatos a Dirigente vão apreendendo conteúdos referentes ao mesmo na sua vertente e terminologia marítima, como sejam o papel do Timoneiro, os cargos e funções, o papel do Conselho de Timoneiros, a Coberta, rituais e tradições, entre outros.
Por questões de qualidade da formação, estes módulos, designadamente as partes práticas, devem ser ministrados em grupos máximos de dezasseis (16) pessoas.
Formação à Distância
Estas sessões de formação devem ser complementadas por momentos de formação à distância obrigatórios e facultativos.
A formação à distância obrigatória tem como principais conteúdos as seguintes áreas:
- Pedagogia
- Recursos Técnicos
- Segurança e Bem-estar em Campo
Listam-se em seguida os módulos de formação à distância constituintes do Módulo Marítimo da Formação Geral de Pedagogia Escutista.
Módulo - Metodologia Educativa Marítima
Conteúdos
- Especificidades da Metodologia Educativa do Escutismo Marítimo;
- Especificidades da aplicação do Método do Projeto nas Unidades Marítimas (a Caçada, a Expedição, o Cruzeiro, a Campanha);
- Sistema de Progresso;
- Tripulação/Equipagem/Companha.
Módulo - Meteorologia
Conteúdos
- Sinais meteorológicos (nuvens, etc.);
- Sistemas meteorológicos;
- Escala de ventos;
- Sinais e avisos;
- Meios de informação meteorológica (instrumentos, boletins, etc.).
Módulo - Plano de Água
Conteúdos
- Tabela de Marés e as compensações para os diversos portos;
- Plano de Água;
- Avisos à Navegação;
- Contacto com as gentes do mar;
- Carta Náutica.
Módulo - Enquadramento Legal da Náutica de Recreio
Conteúdos
- Quadro legal da Náutica de Recreio nas vertentes:
- Do manobrador
- Da embarcação
- Do plano de água
- Da Responsabilidade Civil
- Do Seguro Obrigatório
- Dos pesos e dimensões dos veículos; - Estrutura e conteúdos do curso para a obtenção da Carta de Marinheiro;
- Formação contínua e externa (Nadador-Salvador, Cartas de Navegador de Recreio, etc.).
Módulo - Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar
Conteúdos
- Estrutura e conteúdos do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar;
- Regras básicas do RIEAM;
- Demonstração prática dos conhecimentos das regras básicas do referido regulamento.
Animação da Fé
A animação da Fé das sessões de formação deve ser estruturada de forma a ser ela própria vivencial e formativa, podendo associar-se, a título de exemplo, ao tempo litúrgico ou a vivências temáticas das Igrejas Particulares ou da Igreja Universal.
Avaliação
Devem ser previstas formas de avaliação da aprendizagem referentes aos módulos de formação que compõem o Módulo Marítimo da Formação Geral de Pedagogia Escutista.