O Enriquecimento visa a consolidação formativa do Candidato a Dirigente em diversas áreas temáticas entendidas como chave para o exercício da missão de Dirigente do Corpo Nacional de Escutas.
Assim, o Enriquecimento visa a aquisição, consolidação ou aferição de conhecimentos de temas diversificados no quadro das seguintes áreas formativas:
- Área Pedagógica;
- Área de Educação para a Fé;
- Área de Recursos de Animação;
- Área de Recursos Técnicos;
- Área de Segurança e Bem-Estar em Campo.
Organização
Os Candidatos a Dirigente devem frequentar módulos de formação em cada uma das áreas indicadas. Destes módulos de formação, alguns poderão ser em regime de e-learning ou b-learning.
Os módulos de formação que compõem o Enriquecimento podem funcionar simultaneamente para percursos de formação contínua, racionalizando-se, assim, os recursos de formação.
Cada área de formação é composta por módulos de formação de duas horas, sendo que, para cada área, são indicados o módulo obrigatório e aqueles optativos.
Cada Candidato a Dirigente deverá realizar um mínimo de dezasseis horas de formação, distribuídas da seguinte forma:
• Dez horas nos módulos de formação obrigatórios de cada área;
• Seis horas nos módulos de formação optativos, devendo estes ser de áreas distintas.
De acordo com as necessidades específicas de cada Candidato a Dirigente, bem como do interesse deste em aprofundar conhecimentos, poderão ser frequentadas horas adicionais de formação nos módulos de formação optativos, contando estes futuramente para os percursos da formação contínua.
Listam-se abaixo os módulos de formação relevantes em cada uma das áreas do enriquecimento, apresentando-se os módulos obrigatórios e exemplos de módulos optativos, bem como os respetivos conteúdos.
Obrigatório
1.Módulo
Desenvolvimento da criança e do adolescente
Conteúdos
- Aspetos fundamentais do desenvolvimento da criança e do adolescente nos seguintes domínios:
• Físico
• Afetivo
• Carácter
• Espiritual
• Intelectual
• Social
- Relevância dos fatores ambientais e hereditários em cada uma destas componentes Exemplificação do papel do Escutismo como facilitador do desenvolvimento.
Optativos
1.Módulo - Família e Escutismo
Conteúdos
- Contextos familiares;
- Contextos educativos;
- Relação Escutismo-família;
- Papel complementar do Escutismo.
2.Módulo - Instrumentos de diagnóstico e avaliação
Conteúdos
- O papel da avaliação na educação;
- A avaliação diagnóstica;
- A avaliação de desenvolvimento;
- Instrumentos de avaliação em contexto não formal: observação, registo.
3. Módulo - Indisciplina
Conteúdos
- Perfis comportamentais;
- Gestão da indisciplina;
- Metodologia escutista e instrumentos para a gestão da indisciplina (organização da unidade, sistema de patrulhas, conselho de guias).
4. Módulo - Caracterização sociológica dos jovens
Conteúdos
- Contextos sociais de implantação do Escutismo;
- Interesses e estímulos dos jovens;
- Papel do grupo no desenvolvimento dos jovens;
- Perfis e papéis sociais assumidos pelos jovens;
- Papel do Escutismo no desenvolvimento social.
5.Módulo - Desenvolvimento afetivo
Conteúdos
- Desenvolvimento emocional e desenvolvimento afetivo;
- Papel do Escutismo no desenvolvimento da autoestima;
- A afetividade e a relação com o outro;
- Papel do Escutismo na promoção do respeito pelo outro O adulto: o afeto como base da relação educativa.
Obrigatório
1.Módulo - Catequese e Escutismo
Conteúdos
- Relação entre conteúdos catequéticos e objetivos educativos na área do desenvolvimento espiritual;
- Aproveitamento dos conteúdos da Catequese na planificação da atividade escutista.
Optativos
1.Módulo - O Catecismo da Igreja Católica
Conteúdos
- Estudo do Catecismo da Igreja Católica;
- Dirigente como modelo de vida para os jovens;
- O “You Cat” no trabalho da unidade.
2.Módulo - A Eucaristia
Conteúdos
- Os momentos da Eucaristia;
- A Eucaristia explicada aos jovens.
- Critérios para animação da Eucaristia.
3.Módulo - Animação de momentos de oração
Conteúdos
- O papel da oração na vida do cristão;
- A oração comunitária e a oração individual;
- Animação de momentos de oração – o espaço para a oração, a oração partilhada.
4.Módulo - Doutrina social da Igreja
Conteúdos
- O conceito de Caridade;
- A doutrina social da Igreja;
- O serviço na atividade escutista como expressão da Caridade;
- Aproveitamento das atividades de serviço para desenvolvimento espiritual.
5.Módulo - Patronos e Modelos de Vida
Conteúdos
- A vida dos patronos;
- O modelo dos patronos;
- A diferença entre patronos e modelos de vida;
- Inserção da figura modelar na atividade escutista e na vida das unidades.
Obrigatório
1.Módulo - Animação de reuniões de unidade
Conteúdos
- Momentos da reunião;
- Tempos de atenção;
- Diversificação de momentos;
- Aproveitamento pedagógico das reuniões.
Optativos
1.Módulo - Critérios para preparação da atividade escutista
Conteúdos
Organização de atividades:
• Aspetos logísticos
• Recursos
• Planeamento do dia
• Aproveitamento pedagógico de todas as fases da atividade
• Envolvimento dos escuteiros na atividade
• A atividade como oportunidade educativa.
2.Módulo - Planeamento integrado de atividades
Conteúdos
- A relação entre sistema de progresso e método do projeto;
- Planificação por objetivos;
- A integração de objetivos individuais na planificação da atividade da unidade.
3.Módulo - Animação de Fogo de Conselho
Conteúdos
- Momentos do Fogo de Conselho;
- Portefólio de gritos e aplausos;
- Gestão do tempo.
4.Módulo - Animação de reunião de pais e encarregados de educação
Conteúdos
- A relação com os encarregados de educação;
- A dinâmica da reunião de pais;
- Gestão de tempos numa reunião de pais Gestão de conflitos em reunião.
5.Módulo - O imaginário na atividade escutista
Conteúdos
- Papel do simbolismo;
- Papel do imaginário na atividade;
- O imaginário em diferentes unidades: adequação à idade;
- O imaginário como referencial pedagógico Técnicas de animação do imaginário: caracterização, narração.
Obrigatório
1.Módulo - Orientação
Conteúdos
- Orientação com bússola e mapa;
- Vários métodos de orientação por carta topográfica;
- Tipos de orientação;
- Função pedagógica da orientação.
Optativos
1.Módulo - Pioneirismo
Conteúdos
- Nós;
- Ligações;
- Função pedagógica do pioneirismo.
2.Módulo - Raide/Hike
Conteúdos
- Reconhecimento de pegadas.
- Recolha de pegadas em gesso.
3.Módulo - Raide/Hike
Conteúdos
- Função pedagógica do raide;
- Tipos de raide (natureza, cultural, fotográfico, etc.);
- Etapas de raide;
- Planificação.
4.Módulo - Jogo de pistas
Conteúdos
- Função educativa do jogo de pistas;
- Sinais de pista;
- Pistas naturais.
5.Módulo - Códigos e mensagens
Conteúdos
- Função educativa dos códigos e mensagens;
- Adequação dos diferentes códigos a diferentes idades;
- Portefólio de códigos.
Obrigatório
1.Módulo - Responsabilidade civil
Conteúdos
- Regras de segurança na preparação das atividades;
- Responsabilidade civil dos Dirigentes.
Optativos
1.Módulo - Vida em campo
Conteúdos
- O acampamento escutista vs. outros acampamentos;
- Planificação da vida em campo;
- Acampamento e educação ambiental.
2.Módulo - Segurança nas atividades
Conteúdos
- Atividades segura;
- Regras de segurança no uso de equipamento.
3.Módulo - Saúde e bem-estar
Conteúdos
- Atividades saudáveis;
- Alimentação saudável em atividade.
4.Módulo - Princípios básicos de socorrismo
Conteúdos
- Farmácia de campo;
- Procedimentos a adotar em quadros de emergência diferenciados;
- Procedimentos a adotar perante sintomas típicos de doença.
5.Módulo - Alimentação em campo
Conteúdos
- Alimentação equilibrada;
- Confeção de refeições em campo: nutrição e segurança;
- Critérios para elaboração de ementas em atividade;
- Refeições económicas e saudáveis;
- A cozinha selvagem.
Os exemplos de módulos optativos não são exaustivos e poderão ser considerados módulos de formação equivalentes e igualmente relevantes.
Avaliação
Devem ser previstas formas de avaliação da aprendizagem referentes aos módulos de formação que compõem o Enriquecimento.