© Gonçalo Vieira

Enriquecimento

O Enriquecimento visa a consolidação formativa do Candidato a Dirigente em diversas áreas temáticas entendidas como chave para o exercício da missão de Dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

Assim, o Enriquecimento visa a aquisição, consolidação ou aferição de conhecimentos de temas diversificados no quadro das seguintes áreas formativas:

  • Área Pedagógica;
  • Área de Educação para a Fé;
  • Área de Recursos de Animação;
  • Área de Recursos Técnicos;
  • Área de Segurança e Bem-Estar em Campo.

Organização

Os Candidatos a Dirigente devem frequentar módulos de formação em cada uma das áreas indicadas. Destes módulos de formação, alguns poderão ser em regime de e-learning ou b-learning.

Os módulos de formação que compõem o Enriquecimento podem funcionar simultaneamente para percursos de formação contínua, racionalizando-se, assim, os recursos de formação.

Cada área de formação é composta por módulos de formação de duas horas, sendo que, para cada área, são indicados o módulo obrigatório e aqueles optativos.

Cada Candidato a Dirigente deverá realizar um mínimo de dezasseis horas de formação, distribuídas da seguinte forma:

• Dez horas nos módulos de formação obrigatórios de cada área;
• Seis horas nos módulos de formação optativos, devendo estes ser de áreas distintas.

De acordo com as necessidades específicas de cada Candidato a Dirigente, bem como do interesse deste em aprofundar conhecimentos, poderão ser frequentadas horas adicionais de formação nos módulos de formação optativos, contando estes futuramente para os percursos da formação contínua.

Listam-se abaixo os módulos de formação relevantes em cada uma das áreas do enriquecimento, apresentando-se os módulos obrigatórios e exemplos de módulos optativos, bem como os respetivos conteúdos.

 


Obrigatório

1.Módulo

Desenvolvimento da criança e do adolescente

Conteúdos

  • Aspetos fundamentais do desenvolvimento da criança e do adolescente nos seguintes domínios:

• Físico
• Afetivo
• Carácter
• Espiritual
• Intelectual
• Social 

  • Relevância dos fatores ambientais e hereditários em cada uma destas componentes Exemplificação do papel do Escutismo como facilitador do desenvolvimento.

Optativos

1.Módulo - Família e Escutismo

Conteúdos

  • Contextos familiares;
  • Contextos educativos; 
  • Relação Escutismo-família;
  • Papel complementar do Escutismo.

2.Módulo - Instrumentos de diagnóstico e avaliação

Conteúdos

  • O papel da avaliação na educação;
  • A avaliação diagnóstica;
  • A avaliação de desenvolvimento;
  • Instrumentos de avaliação em contexto não formal: observação, registo.

3. Módulo - Indisciplina

Conteúdos

  • Perfis comportamentais;
  • Gestão da indisciplina;
  • Metodologia escutista e instrumentos para a gestão da indisciplina (organização da unidade, sistema de patrulhas, conselho de guias).

4. Módulo - Caracterização sociológica dos jovens

Conteúdos

  • Contextos sociais de implantação do Escutismo;
  • Interesses e estímulos dos jovens;
  • Papel do grupo no desenvolvimento dos jovens;
  • Perfis e papéis sociais assumidos pelos jovens;
  • Papel do Escutismo no desenvolvimento social.

5.Módulo - Desenvolvimento afetivo

Conteúdos

  • Desenvolvimento emocional e desenvolvimento afetivo;
  • Papel do Escutismo no desenvolvimento da autoestima;
  • A afetividade e a relação com o outro;
  • Papel do Escutismo na promoção do respeito pelo outro O adulto: o afeto como base da relação educativa.


Obrigatório

1.Módulo - Catequese e Escutismo

Conteúdos

  • Relação entre conteúdos catequéticos e objetivos educativos na área do desenvolvimento espiritual;
  • Aproveitamento dos conteúdos da Catequese na planificação da atividade escutista.

Optativos

1.Módulo - O Catecismo da Igreja Católica

Conteúdos

  • Estudo do Catecismo da Igreja Católica;
  • Dirigente como modelo de vida para os jovens;
  • O “You Cat” no trabalho da unidade.

2.Módulo - A Eucaristia

Conteúdos

  • Os momentos da Eucaristia;
  • A Eucaristia explicada aos jovens. 
  • Critérios para animação da Eucaristia.

3.Módulo - Animação de momentos de oração

Conteúdos

  • O papel da oração na vida do cristão;
  • A oração comunitária e a oração individual;
  • Animação de momentos de oração – o espaço para a oração, a oração partilhada.

4.Módulo - Doutrina social da Igreja

Conteúdos

  • O conceito de Caridade;
  • A doutrina social da Igreja;
  • O serviço na atividade escutista como expressão da Caridade;
  • Aproveitamento das atividades de serviço para desenvolvimento espiritual.

5.Módulo - Patronos e Modelos de Vida

Conteúdos

  • A vida dos patronos;
  • O modelo dos patronos;
  • A diferença entre patronos e modelos de vida;
  • Inserção da figura modelar na atividade escutista e na vida das unidades.


Obrigatório

1.Módulo - Animação de reuniões de unidade

Conteúdos

  • Momentos da reunião;
  • Tempos de atenção;
  • Diversificação de momentos;
  • Aproveitamento pedagógico das reuniões.

Optativos

1.Módulo - Critérios para preparação da atividade escutista

Conteúdos

Organização de atividades: 

     • Aspetos logísticos
     • Recursos
     • Planeamento do dia
     • Aproveitamento pedagógico de todas as fases da atividade
     • Envolvimento dos escuteiros na atividade
     • A atividade como oportunidade educativa. 

2.Módulo - Planeamento integrado de atividades

Conteúdos

  • A relação entre sistema de progresso e método do projeto;
  • Planificação por objetivos;
  • A integração de objetivos individuais na planificação da atividade da unidade.

3.Módulo - Animação de Fogo de Conselho

Conteúdos

  • Momentos do Fogo de Conselho;
  • Portefólio de gritos e aplausos;
  • Gestão do tempo.

4.Módulo - Animação de reunião de pais e encarregados de educação

Conteúdos

  • A relação com os encarregados de educação;
  • A dinâmica da reunião de pais;
  • Gestão de tempos numa reunião de pais Gestão de conflitos em reunião.

5.Módulo - O imaginário na atividade escutista

Conteúdos

  • Papel do simbolismo;
  • Papel do imaginário na atividade;
  • O imaginário em diferentes unidades: adequação à idade;
  • O imaginário como referencial pedagógico Técnicas de animação do imaginário: caracterização, narração.


Obrigatório

1.Módulo - Orientação

Conteúdos

  • Orientação com bússola e mapa;
  • Vários métodos de orientação por carta topográfica;
  • Tipos de orientação;
  • Função pedagógica da orientação.

Optativos

1.Módulo - Pioneirismo

Conteúdos

  • Nós;
  • Ligações;
  • Função pedagógica do pioneirismo.

2.Módulo - Raide/Hike

Conteúdos

  • Reconhecimento de pegadas. 
  • Recolha de pegadas em gesso.

3.Módulo - Raide/Hike

Conteúdos

  • Função pedagógica do raide;
  • Tipos de raide (natureza, cultural, fotográfico, etc.);
  • Etapas de raide;
  • Planificação.

4.Módulo Jogo de pistas

Conteúdos

  • Função educativa do jogo de pistas;
  • Sinais de pista;
  • Pistas naturais.

5.Módulo Códigos e mensagens

Conteúdos

  • Função educativa dos códigos e mensagens;
  • Adequação dos diferentes códigos a diferentes idades;
  • Portefólio de códigos.


Obrigatório

1.Módulo Responsabilidade civil

Conteúdos

  • Regras de segurança na preparação das atividades;
  • Responsabilidade civil dos Dirigentes.

Optativos

1.Módulo Vida em campo

Conteúdos

  • O acampamento escutista vs. outros acampamentos;
  • Planificação da vida em campo;
  • Acampamento e educação ambiental.

2.Módulo Segurança nas atividades

Conteúdos

  • Atividades segura;
  • Regras de segurança no uso de equipamento.

3.Módulo Saúde e bem-estar

Conteúdos

  • Atividades saudáveis;
  • Alimentação saudável em atividade.

4.Módulo Princípios básicos de socorrismo

Conteúdos

  • Farmácia de campo;
  • Procedimentos a adotar em quadros de emergência diferenciados;
  • Procedimentos a adotar perante sintomas típicos de doença.

5.Módulo Alimentação em campo

Conteúdos

  • Alimentação equilibrada;
  • Confeção de refeições em campo: nutrição e segurança;
  • Critérios para elaboração de ementas em atividade;
  • Refeições económicas e saudáveis;
  • A cozinha selvagem.

 

Os exemplos de módulos optativos não são exaustivos e poderão ser considerados módulos de formação equivalentes e igualmente relevantes.

Avaliação
Devem ser previstas formas de avaliação da aprendizagem referentes aos módulos de formação que compõem o Enriquecimento.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 9855
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