Baden-Powell
O PPV, como o próprio nome indica, é o Projeto Pessoal de Vida. O maior objetivo deste projeto é o de criar uma necessidade no Caminheiro de traçar objetivos para si mesmo e de perceber para onde quer ir. O PPV acaba por ser uma ferramenta muito rica e útil, que permite ao Escuteiro que se encontra na última secção da nossa Proposta Educativa, “dar o salto” para fora do movimento.
É importante refletir em todas as áreas da vida quando se elabora o PPV. Mais do que ter uma “receita” para o mesmo, o importante é perceber a sua essência e tremenda utilidade que tem quando nos propomos a perseguir os nossos sonhos. Para que o Caminheiro consiga interiorizar a grande valia do seu PPV, é importante que o Chefe de Clã compreenda e sinta também a diferença positiva que o PPV traz e trouxe às (grandes) decisões da sua vida.
Da primeira vez que apresentamos o PPV aos Caminheiros, é importante termos alguns exemplos e irmos falando das várias áreas possíveis em que devemos traçar objetivos (exemplo: Eu, Amigos, Deus, Profissão/Escola, Família, Escuteiros, entre outras). À medida que o tempo vai passando e os Caminheiros vão crescendo, eles próprios irão percebendo quais as áreas em que devem refletir mais e nas quais devem focar os objetivos mais arrojados em cada fase da sua vida.
Ao traçar metas e objetivos, o PPV deve apresentá-los como de Curto Prazo e de Médio e Longo Prazo. É importante perceber onde se quer estar daqui a um ano, mas é também importante idealizar o que gostaríamos de ter alcançado daqui a cinco anos.
Adicionalmente, o PPV deve ter também uma Parte Aberta e uma Parte Fechada. A Parte Aberta é aquela que podemos partilhar com o Clã (ou com quem se queira). A Parte Fechada é mais íntima, fica apenas com a própria pessoa e, idealmente, com o Chefe de Clã (caso o Caminheiro prefira partilhar com outro adulto, mesmo fora do movimento, também poderá fazê-lo, claro). Esta partilha com um “irmão mais velho” da Parte Fechada do PPV, permite que o Caminheiro sinta o compromisso de fazer tudo para alcançar aquilo a que se propôs: os seus sonhos! Quando se partilham os objetivos estes tornam-se reais, e assim o compromisso de os alcançar é mais real também. A partilha com o Chefe de Clã permite também que este ajude os seus Caminheiros a perceberem se estão a ser pouco exigentes consigo mesmos, ou o contrário. Estes são os principais argumentos e motivos para a partilha com o Chefe de Clã da Parte Fechada do PPV do Caminheiro.
O PPV deve ser revisto com regularidade, no mínimo uma vez por ano. É importante acompanhar os sonhos traçados e perceber quando já foram alcançados, ou quando devemos reformular outros. É por isso que o PPV não é algo estático mas sim completamente dinâmico. Para além deste dinamismo, o PPV pode também assumir variadas formas, desde escrito numa folha de papel branco, como desenhado em origami ou pintado num balão. Tudo depende da imaginação do Chefe de Clã e dos seus Caminheiros.
Apesar de o PPV ser um dos elementos fundamentais da vivência da IV Secção, este não “acaba” quando se faz a Partida. Enquanto dirigentes, é importante que revisitemos o nosso PPV pois isso ajudará a passar a mensagem aos nossos Caminheiros, e ajudará também a perceber se estamos no caminho “certo”.
O PPV é sobretudo uma ferramenta, para te ajudar a definir o teu caminho para a Felicidade – numa aproximação diária ao ideal do Homem- Novo!
Dinâmicas para realizar o PPV
Material
- folha A4 com linhas que formam um cubo em 3D (encontra-se na internet, pronto a imprimir)
- canetas
Descrição
Dá-se uma folha a cada Caminheiro. Cada uma das faces do cubo deverá representar uma área do PPV. Exemplo: Eu; Amigos; Escola/Profissão; Escuteiros; Família e Deus. Cada Caminheiro escreve a parte fechada do seu PPV nas faces do cubo que ficam para dentro (depois do cubo montado), a parte aberta do PPV escrevem na parte que fica para fora.
Material
- balões
- hélio para encher balões
- cordel
- papel e caneta
Descrição
A cada Caminheiro dá-se um balão e dois pedaços de papel. Num dos papéis o Caminheiro deverá escrever a parte fechada do seu PPV, no outro, a parte aberta. A parte fechada deverá ser colocada dentro do balão, antes de o encher. A parte aberta ata-se ao balão, depois de cheio, como forma de o selar.
Material
- caixa individual
- 12 pedaços de cordel por pessoa
- 12 pedaços de papel por pessoa
- caneta
Descrição
Prepara-se um pequeno hike, de preferência à noite, com 6 postos. Cada posto tem como tema uma área do PPV. Exemplo: Eu; Amigos; Escola/Profissão; Escuteiros; Família e Deus. Em cada um desses postos, é dada uma frase de reflexão relacionada com o tema do mesmo. O Caminheiro deverá escrever num dos papéis a parte fechada do seu PPV, relacionada com essa área, e no outro papel a parte aberta. Deve ainda escolher um objeto da natureza que encontre naquele local e que consiga associar ao que escreveu. Deve atar a parte fechada ao objeto, com o que escreveu virado para baixo (ficando escondido) e por cima deve atar a folha com a parte aberta do PPV, mas com a face escrita virada para cima. Vai guardando os objetos com o seu PPV na sua caixa e repete isto nos 6 postos. No final, poderá partilhar com os elementos do Clã a parte aberta de cada área do seu PPV, e o objeto que lhe ficou associado.