O Grupo é a unidade natural entre os rapazes, quer para a brincadeira, quer para o mal, e o rapaz de carácter mais decidido entre eles é geralmente escolhido para chefe.”

Baden-Powell, O Sistema de Patrulhas, 7 (introdução)



Como está organizada a 3.ª Secção do CNE

  • denomina-se por Comunidade a Unidade (secção) formada por Equipas de Pioneiros;
  • uma Comunidade pode ter entre 2 a 5 destas Equipas e quando é filiada na região, deve ter um Patrono associado;
  • o local de reunião das Equipas de Pioneiros designa-se por Abrigo;
  • para além do seu patrono local, o Patrono nacional da 3.ª Secção e de todas as Comunidades é São Pedro e as razões da sua escolha podereis verificá-las mais detalhadamente aqui;
  • os elementos da Comunidade são os Pioneiros, que são adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos;
  • estes Pioneiros estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, a que chamamos Equipas;
  • a cor da Secção e do lenço dos Pioneiros é o Azul (debruado a branco), que recorda a imensidão do céu e a profundidade dos mares e simboliza a grandeza do ideal “Sempre Mais Longe” no serviço do bem que prometem cumprir aquando da Promessa/Investidura;
  • a atividade típica das Comunidades de Pioneiros, organizada segundo o Método de Projeto, denomina-se Empreendimento;
  • deverá existir uma competição Inter-equipas, organizada com sentido de justiça, atenção e dedicação e com o propósito de fazer crescer o espírito de corpo, de promover o respeito pelas regras e desenvolver a eficiência e o gosto por ser melhor;
  • a Comunidade deve ser orientada por uma Equipa de Animação, liderada por um Chefe de Unidade, o seu Adjunto, Instrutores e Candidatos a Dirigentes;
  • cada Comunidade reúne o seu Conselho de Comunidade, que funciona como um órgão fundamentalmente deliberativo, com vários propósitos, entre os quais escolher o projeto de Empreendimento;
  • reúne ainda o seu principal órgão, aquele que consideramos o “motor da unidade”, designado por Conselho de Guias, e é composto pelos Guias de Equipa, o Chefe de Unidade e o Guia da Unidade, a quem compete a sua gestão. Não havendo Guia de Unidade, a gestão é rotativamente entre aos Guias. Em Unidades mais pequenas poderão participar os Subguias e os demais membros da Equipa de animação. Deverá sempre lavrar-se ata das suas reuniões.

Como está organizada a 3.ª Secção do CNE / Escutismo Marítimo

A organização desta secção, no Escutismo Marítimo, é em quase tudo igual ao acima indicado, excepto em algumas designações, a saber:

  • a Unidade denomina-se Frota e os seus elementos são os Marinheiros;
  • os pequenos grupos de 4 a 8 elementos, são designados por Equipagens;
  • A atividade típica das Frotas de Marinheiros, organizada segundo o Método de Projeto, denomina-se Cruzeiro;
  • Os Conselhos denominam-se de Conselho de Frota e Conselho de Mestres.
Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 56821
Voltar Partilhar