Olá, Aprendiz de Faroleiro!
Bem vindo ao Conselho dos Faroleiros. Neste momento em que navegamos por mares agitados em que nos sentimos um pouco na escuridão, é vos desafiado a aprender a Iluminar. É preciso que sejam Luz de Esperança neste mar atribulado. Recebemos-te neste Conselho com a Fé de que aqui te tornarás Luz Original e assim consigas ser um Farol para os que te rodeiam.
Nós os Mestres faroleiros temos como missão dar-te o que precisas para navegar, sendo assim a tua Luz sempre Presente. Queremos também Escutar aqueles que são a verdadeira Luz - os caminheiros de cada Região e Núcleo - e garantir a Representatividade da Luz de cada um. Queremos que este seja um Conselho Sustentável, para que a Luz que daqui irradie nos faça ser agentes de mudança, e ainda uma Luz Transparente que ajude a vossa Luz Local a chegar mais longe.
O Cenáculo teve a necessidade de se reinventar e hoje, renascido e renovado, está pronto para servir nestas novas circunstâncias. No ano passado celebrámos a maioridade, agora, 19 anos depois do primeiro Cenáculo, continuamos a evoluir e adaptarmo-nos às novas realidades, sempre com o objetivo de ajudar a Iluminar o rumo em direção a um futuro melhor. Nos dias que correm devemos ser Faróis que guiam e orientam os Caminheiros/Companheiros/Aeronautas neste nosso mundo de dúvidas, de incerteza e, por vezes, de escuridão. O 19º Ciclo é, por isso, Luz de Esperança navegando rumo a um novo CNE.
Alexandra Carrilho e José Pedro Duarte,
Coordenação do 19º Ciclo de Cenáculo Nacional.
Duração:
2020/2021
Lema:
“Sê Luz de Esperança!”
Equipa de Projeto Nacional:
Coordenação: Alexandra Carrilho | José Pedro Duarte
Animação: Daniel Correia | Juliana Canastra | João Silva
Comunicação: Catarina Almeida | Mariana Almeida | Inês Coelho | Rita Poças
Fórum: Joana Catré | Carolina Figueiredo | Tomás Apolinário
Logística: Carolina Alfama | Francisco Grácio | Francisco Lopes
Observação: Margarida Gil | Carlos Araújo
Olá Marinheiro! Há muitos anos atrás, num mundo onde só existia escuridão, um jovem rapaz fez da sua missão encontrar uma forma de iluminar o mundo. Alguns anos mais tarde, já velho, conseguiu fazer o que tanto desejava construindo o 1º Farol. Contudo um só Farol não seria suficiente para iluminar o mundo, e reunindo vários marinheiros das ilhas do mar fundou a Ordem da Luz, responsável pela construção e manutenção dos Faróis, assim como para guardar o Segredo do já Velho Faroleiro sobre o seu funcionamento.
Hoje, com a intensidade da Luz a diminuir e falta de Faroleiros, estarás tu à altura de te tornar Aprendiz de Faroleiro e a remar novas descobertas? Estarás pronto para descobrir e guardar este Segredo? Para SER LUZ DE ESPERANÇA?
Para um seguimento mais personalizado dos encontros e dos trabalhos dos teus representantes, podes ver o Guião do Caminho deste ciclo!