O site do Corpo Nacional de Escutas - www.escutismo.pt - é um espaço online da associação. O Corpo Nacional de Escutas é uma instituição de educação não-formal, reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo Português, apartidária e sem fins-lucrativos.

Estratégia online do Corpo Nacional de Escutas
A comunicação é por excelência um espaço de planeamento. Não existe comunicação, pelo menos no sentido eficaz do termo, se não existir por detrás de cada ação um pensamento metodológico, que leve o emissor a depurar a sua mensagem face ao recetor que pretender atingir.

Contudo, é importante não esquecer que a mensagem é também fortemente influenciada pelo meio em que é disseminada. A comunicação vive sobretudo da experiência multissensorial que proporciona a cada público. Muitas vezes, mais que o próprio conteúdo, o meio constrói a própria mensagem.

O desenvolvimento exponencial de meios, on e offline, é, para qualquer entidade, simultaneamente um desafio e uma ameaça. A multiplicidade de espaços pelos quais a mensagem flui pode prejudicar, a dada altura, a sua própria coerência.

Sentida uma necessidade clara de reorganizar e articular toda a sua comunicação digital, o Corpo Nacional de Escutas, desenvolveu nos últimos anos uma estratégia online, na qual este espaço online se integra e adopta todas essas definições.

A estratégia online do CNE tem como principal finalidade: organizar, articular e desenvolver a presença de todas as estruturas da associação nas mais variadas plataformas de comunicação online.

O senso comum desvaloriza, por norma, tudo aquilo que não tem uma representação visual imediata, mas, mais importante que responder às necessidades da atualidade é ter a clarividência e inteligência de antecipar os desafio do futuro, por mais oníricos e longínquos que estes possam parecer no presente.

A estratégia online do CNE resume, em última análise, a forma como a associação pretende informar e envolver todos os públicos com que se relaciona. Mais do que fórmulas visuais, esta estratégia procura ser uma ferramenta de comunicação valiosa construída numa lógica personalizada. Por muito abstrato que ao principio possa parecer, definir conceptualmente não só todas as plataformas de comunicação online, mas também a estratégia como um todo, passa acima de tudo por encontrar denominadores comuns que unifiquem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Essa estratégia online faz, em última análise, com todos os espaços online da associação, se orientem pelas mesmas directrizes, quer visuais quer tecnológicas, minimizando com isso o investimento de recursos e maximizando a experiência do utilizar seja em que espaço for.

Envio de sugestões, ideias ou reporte de erros
A estratégia online do Corpo Nacional de Escutas é um projeto em constante mudança. Ela não deve estar fechada numa série de pre-conceitos, mas sim, tanto quanto possível, assente num projeto colaborativo. Assim sendo, a participação de todos os associados é fundamental. Sempre que necessário poderás enviar todas as tuas sugestões, ideias ou reportes de erros para o email comunicacao(at)escutismo.pt

Visualizações 460
Voltar Partilhar