1. CNE em Números
Lobitos - 16 085
Exploradores e Moços - 19 227
Pioneiros e Marinheiros - 15 074
Caminheiros e Companheiros - 7 341
Dirigentes - 14 266
Totais - 71 993
2. Filiação Internacional
O CNE é membro da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) desde 1929.
3. Idade do CNE
Em 27 de maio de 2020, o CNE celebrou o seu 97º aniversário.
4. Estrutura Organizacional
• 1030 comunidades educativas locais, de base paroquial (os Agrupamentos escutistas).
• 31 Núcleos (estrutura intermédia entre os níveis local e regional).
• 20 Regiões (dioceses), cobrindo todos os distritos e concelhos do território continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
• 1 Junta Central, responsável por toda a Associação.
5. Tempo dispensado no Voluntariado
Por norma, as atividades desenvolvem-se aos sábados, durante uma média de 4 horas. Cada voluntário dedica em média e no mínimo 208 horas por ano ao CNE.
6. Áreas abrangidas pelas atividades do CNE
• Educação ambiental e conservação da natureza.
• Preservação do património histórico e cultural.
• Animação socioeducativa.
• Desporto de ar livre.
• Integração de portadores de deficiência.
• Desenvolvimento comunitário.
• Intercâmbio e cooperação internacionais, e educação para paz, entre outras.
• Como parte do processo de aprendizagem e vivência dos valores do voluntariado dos seus escuteiros, o CNE colabora regularmente com instituições promotoras de voluntariado, em circunstâncias específicas, de que são exemplo, entre outras, as seguintes ações e instituições:
- Recolha de alimentos para o Banco Alimentar.
- Peditório para Liga Portuguesa contra o Cancro.
- Peditório para a Cáritas Portuguesa.
7. Educação
Segundo a UNESCO há três tipos distintos de Educação:
Formal – estruturada, hierárquica, faseada, das instituições primárias às terciárias (a formação dada nas escolas, o ensino tradicional).
Informal – processo pelo qual cada pessoa adquire atitudes, valores, competências e conhecimento, partindo da experiência diária, p.ex. no seio da família, amigos, pares, comunicação social ou do ambiente da pessoa.
Não-formal – é a atividade educativa organizada fora do sistema formal estabelecido, visando servir um público identificado que aprende, com objetivos educativos identificados.
O Escutismo assenta numa base de educação não-formal.