23.º Acanac - Loja do Escuteiro com conceito diferenciador - AGO 2017

23º ACANAC - Loja do Escuteiro com conceito diferenciador

O 23º acampamento nacional de escuteiros, que decorre até 6 de agosto em Idanha-a-Nova, reúne mais de 21 mil escuteiros sob o lema “Abraça o Futuro em defesa da casa comum”. Neste acampamento foram implementadas duas “Lojas do Escuteiro” que apresentam um formato distintivo e resultam da parceria entre o Corpo Nacional de Escutas e o Pingo Doce.

Idanha-a-nova, 2 de agosto de 2017 - A alimentação dos jovens e crianças que participam em todos os acampamentos organizados pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), na maior parte dos casos confecionada pelos próprios, é alvo de uma atenção pedagógica relevante por parte da organização.

Como tal, o CNE associou-se ao Pingo Doce, pela terceira vez consecutiva, para a implementação da “Loja do Escuteiro” com o propósito de responsabilizar os escuteiros pela gestão de um orçamento associado às despesas de alimentação, bem como reduzir o desperdício alimentar gerado por este tipo de atividades.

Assim, foram instalados dois supermercados, com uma área de 600 m2 cada, que disponibilizam um sortido de 250 produtos onde se incluem referências da marca própria Pingo Doce de várias categorias como mercearia, congelados, lacticínios e bebidas. As duas lojas vendem também fruta e legumes para que os escuteiros possam ter uma alimentação equilibrada, bem como um conjunto de produtos adequados às crianças e jovens com intolerâncias alimentares, como é o caso dos celíacos.

Para poderem adquirir os produtos nestas lojas, no início do acampamento os escuteiros receberam um cartão semelhante a um cartão de débito, pré-carregado pelo CNE, com o valor suficiente para as compras diárias. Este sistema permite-lhes aprender a gerir um orçamento e também minimizar o desperdício alimentar, porque conseguem adequar melhor as quantidades dos produtos ao consumo.

Segundo Matilde Correia, 15 anos, Pioneira no agrupamento 890 Évora, “a loja do escuteiro é mais prática, pois, entre equipa torna-se mais fácil de controlar as quantidades evitando o desperdício de comida. Esta loja também nos dá uma maior independência sobre a ementa estipulada dando-nos a oportunidade de alterar certos aspetos da refeição que não gostamos tanto. Outra vantagem é que a Loja do Escuteiro nos oferece uma variedade de produtos alimentares e não só, sendo que se precisarmos, ou porque nos esquecemos, ou por causa de alguma emergência, temos onde recorrer”.

Francisco Figueiredo, Director de Supply Chain do Pingo Doce explica que “Foi com um enorme entusiamo que abraçámos o desafio, lançado pelo Corpo Nacional de Escutas, de instalarmos um supermercado num ambiente de acampamento e em que se promovem valores humanos como a solidariedade, responsabilidade e empreendedorismo. A decisão de apoiarmos esta iniciativa surgiu de forma muito natural considerando que o Pingo Doce é um especialista alimentar e porque também incorporamos, diariamente, na nossa actividade a preocupação de combater o desperdício alimentar.”

Adicionalmente, existe um jogo nutricional de motivação para a escolha de alimentos mais saudáveis, uma sugestão de ementa variada definida pelo CNE com detalhes da sua confeção e a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O funcionamento das duas lojas, entre as 07h e as 21h, é assegurado por uma equipa multidisciplinar do Pingo Doce composta por mais de 50 pessoas das mais variadas áreas como Segurança e Higiene Alimentar, Controle de Qualidade, Loja e Logística, Marketing e Financeira.


Para mais informação por favor contactar:

Paulo Santos 918 753 837 psantos@escutismo.pt
Sofia Fernandes 935 996 655 / 927 246 911 sfernandes@escutismo.pt
Comunicacao.rp@escutismo.pt
Imprensa@escutismo.pt

Ana Alves – Media Relations Pingo Doce: ana.alves@jeronimo-martins.pt / 93 804 47 70

Ultima atualização 03.08.2017 Visualizações 223
Voltar Partilhar