São todos os responsáveis por preparar e animar determinado momento de formação.

Estes podem ser enquadrados em um de três perfis principais:



São todos os Dirigentes que concluem com sucesso a primeira etapa (Insígnia de Madeira de 3 contas) do Percurso de Formação de Formadores.

São Dirigentes especialmente vocacionados para:

• Preparar e animar um momento de formação;
• Apoiar o Diretor de Curso na preparação, realização e/ou avaliação desta e/ou dos formandos;
• Conceber/desenhar oportunidades formativas, em resposta a necessidades identificadas;
• Tutorar um formando, ou um grupo de formandos, no seu processo de formação individual, desde que demonstre experiência comprovada.


São Dirigentes que, não sendo Formadores, possuem conhecimentos e competências específicos em determinada área, na qual preparam e animam oportunidades específicas (e tendencialmente de curta duração) dentro dos percursos de formação escutista.

Devem, em todas as fases (preparação, animação e avaliação do momento de formação), ser acompanhados por um Formador ou Diretor de Formação.

São adultos não Escuteiros que, pelos seus conhecimentos e competências são chamados a preparar e animar determinada momento de formação.

Estes Formadores Externos devem, em todas as fases (preparação, animação e avaliação do momento de formação), ser acompanhados por um Formador ou Diretor de Formação.

 

Diretores de Formação
São Dirigentes qualificados com a Insígnia de Madeira de 4 contas, especialmente vocacionados para a organização e gestão de cursos e ações de formação.

São os elementos preferenciais para assumir o papel de:

• Diretor de curso;
• Avaliador de desempenho dos Formadores;
• Tutor de potenciais Formadores (em percurso de formação para Formador do Corpo Nacional de Escutas).

Brevemente será inserido download para listagem ao Quadro Nacional de Formadores atualizado, com todos os formadores e diretores de formação do CNE

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 4519
Voltar Partilhar