© Bruna Coelho

Definição

O Percurso Inicial de Formação constitui a formação básica e necessária à investidura como Dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

Este percurso constitui igualmente uma proposta de desenvolvimento pessoal e destina-se a todos os Candidatos a Dirigente, podendo ter – ou não – um percurso escutista anterior.

Em termos de conteúdos e processos, este percurso assenta em três vertentes – Pedagogia [conhecimentos], Método Escutista [competências], Adulto no Escutismo / Relação Educativa [atitudes].

a. Finalidade: Perfil do Dirigente
A finalidade do Percurso Inicial de Formação é capacitar os Candidatos a Dirigente para a Promessa de Dirigente no Corpo Nacional de Escutas. O Perfil do Dirigente constitui o referencial de saída, em articulação com as normas regulamentares e no respeito pelos estatutos, do Percurso Inicial de Formação pelo Corpo Nacional de Escutas.

b. Duração e fases
O Percurso Inicial de Formação está desenhado para ser vivido, normalmente, num período até dois anos (máximo, três anos) escutistas sucessivos, sendo, de um modo geral, um de discernimento e outro de estágio.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 3231
Voltar Partilhar