O que é o sistema de progresso?
A progresso pessoal tem por objetivo ajudar o Explorador/Moço a envolver-se de forma consciente e ativa no seu próprio desenvolvimento. Desta forma, aprende a comprometer-se com o seu crescimento, e automaticamente na sua educação.
Mas para o conseguir, procura-se que cada adolescente, através do sistema de progresso, atinja os objetivos educativos da 2.ª secção (Expedição/Flotilha), adquirindo, conhecimentos, competências e atitudes (CCA). Assim o seu percurso de desenvolvimento é direcionado de forma individual, sem o forçar a escolher caminhos pré-determinados, tornando-se uma oportunidade de aprofundamento de: habilidades próprias, valorização pessoal e a descoberta vocacional.
Desta forma será um excelente auxiliar para ajudar cada adolescente a alcançar todo o potencial que está dentro de si, estimulando-o a ser e fazer cada vez mais e melhor.
O sistema de progresso visa o desenvolvimento integral e harmonioso de Explorador/Moço, em todas as dimensões da sua identidade individual e pessoal, nas seguintes áreas: Físico, Afetivo, Caráter, Espiritual, Intelectual e Social, também conhecidas por FACEIS. São dimensões consideradas fundamentais na identidade pessoal de cada Explorador/Moço, nas quais cada um deve progredir para atingir o seu máximo potencial.
O escutismo é um jogo e o sistema de progressão pessoal funciona, de facto, como um jogo, existindo um caminho a ser feito, através de escolhas e opções pessoais.
O progresso está orientado por objetivos educativos, apresentando os seguintes componentes:
- Diagnóstico inicial - apresentação e conhecimento das CCA de cada aspirante ou noviço a Explorador/Moço;
- Adesão - consciência pessoal do Explorador/Moço no que diz respeito ao seu progresso e à sua preparação para a Promessa;
- Promessa - comprometimento pessoal e espontâneo, assumindo o compromisso de ser escuteiro.
- Escolha dos Trilhos - consciência e decisão pessoal do Explorador/Moço no que diz respeito ao seu progresso e ao percurso a seguir para a conclusão dos objetivos. Em cada etapa o elemento tem de escolher um trilho de cada área de desenvolvimento em que sinta que é importante crescer. Depois de escolher o trilho, tem de o realizar e seguidamente validá-lo em patrulha e posteriormente em conselho de guias.
- Oportunidades Educativas - que são identificadas pelos adolescentes Exploradores/Moços, com o apoio da equipa de animação, que permitem atingir determinados objetivos ao nível de crescimento pessoal;
- Relação Educativa - entre o elemento e o Dirigente possibilitando a negociação sobre o caminho a percorrer, as metas a atingir e a validação final;
- Diagnóstico, Avaliação e Reconhecimento - envolvendo os diversos intervenientes, os pares, os Dirigentes e outros organismos.
Apelo, Aliança, Rumo e Descoberta são as etapas que compõem o progresso da 2ª secção.
Apelo
Este é o apelo à força da vida, à solidariedade, à vontade, à educação e à entreajuda. Um apelo que vem de cima, que vem do alto.
1ª Etapa – Aliança
O nó de escota representa muito mais que um simples nó. Representa um nó entre duas partes, distintas na sua essência mas que procuram firmeza na união.
2ª Etapa – Rumo
O rumo de um escuteiro é o caminho do bem. Tem uma direcção e, mais que isso, um sentido. Tem rumo, rumo que permite avançar sem medo mas com cautela e olhar de frente o horizonte.
3ª Etapa - Descoberta
Descobrir o caminho a seguir nem sempre é fácil. Requer maturidade, empenho, persistência. Passa também por uma reflexão interior de como Ele está sempre presente na nossa vida, pois essa é sem dúvida a nossa maior descoberta.