© Bruna Coelho

Perguntas Frequentes

Entrar para o CNE é fácil! Com mais de 1000 agrupamentos espalhados por todo o país, é muito provável que exista um perto de ti.

1. Qual o Agrupamento de Escuteiros mais perto de mim?
Se não sabes a localização ou o contacto do agrupamento mais perto de ti, poderás procurar essa informação aqui

2. Quanto custa?
Cada escuteiro terá de pagar uma quota anual que engloba os custos com o seguro escutista e com o funcionamento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) aos seus diversos níveis (nacional,regional ou de núcleo). Numa organização com cerca de 72.000 membros, as despesas com a administração e com a animação e formação dos recursos adultos são substanciais. Em média, o valor da quota anual, destinada aos níveis atrás indicados ronda os 10 euros. Cada agrupamento do CNE tem o seu próprio orçamento e como tal pode decidir o montante e o modo de cobrança da sua quota anual, motivo pelo qual deverá questionar previamente, a este respeito, a chefia do agrupamento a que pretende aderir. Por norma os agrupamentos fazem descontos a irmãos que integrem o agrupamento em simultâneo.
Acrescem a estes custos as despesas individuais com o escuteiro, tais como: uniforme, material para acampar, etc. O uniforme poderá ser adquirido em qualquer uma das lojas escutistas que compõem o Depósito de Material e Fardamento do CNE. Em média, um uniforme novo completo custa em cerca de 45 euros.

3. Assim que entre para os escuteiros tenho de comprar o uniforme?
Quando entras para o movimento existe sempre um periodo de experimentação/adaptação que dura em média três meses e, como tal, não necessitarás de comprar de imediato o uniforme. No entanto, assim que o escuteiro esteja preparado para fazer a promessa necessitará de ter o uniforme. 

4. Quando é que se realizam as atividades? 
O agendamento de atividades varia de agrupamento para agrupamento mas, por norma, as atividades semanais acontecem ao sábado. 
Os acampamentos são marcados de acordo com a disponibilidade da unidade e da chefia e têm na sua maioria a duração de um fim de semana. No Carnaval, Páscoa e verão, de acordo com o calendário escolar, realizam-se, por norma, acampamentos com maior duração. 

5. Que secção irá integrar? 
Nos escuteiros as crianças e os jovens estão divididos por quatro faixas etárias e cada faixa etária corresponde a uma secção: 
- Lobitos (6-10 anos);
- Exploradores/Moços (10-14 anos);
- Pioneiros/Marinheiros (14-18 anos);
- Camineiros/Companheiros (18-22 anos).
Mais informações aqui.  

 

Ultima atualização 12.12.2016 Visualizações 4386
Voltar Partilhar