O Escutismo aposta no aprender fazendo. Através de atividades que são projetadas, desenvolvidas e implementadas tendo por base o método do projeto e o trabalho em equipa, procura-se que os escuteiros trabalhem as seguintes áreas de desenvolvimento: carácter, afetiva, intelectual, física, social e espiritual. Consoante as idades, estas atividades podem envolver construções, jogos, exploração, raides ou serviço comunitário, mas, acima de tudo, pretende-se que estas reflitam os desafios que os jovens encontram durante todo o seu percurso de vida, preparando-os para uma cidadania ativa, relação com o próximo, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento pessoal integral.
Quatro secções, um método
O método escutista, elemento pedagógico original e identitário do Escutismo, criado por Lord Baden-Powell of Gilwell, é um sistema de auto-educação progressiva, baseado em sete elementos igualmente relevantes, conforme a figura abaixo.
1.Lei e Promessa
Contribuir para a interiorização de regras sociais (através do jogo e dos valores universais), ajudando a desenvolver um código de conduta próprio ao qual voluntariamente aderem.
2.Sistema de Patrulhas
Proporcionar o crescer em pequenos grupos, onde a relação com os pares e o assumir de responsabilidades são componentes essenciais de um ensaio para a vida futura em sociedade.
3.Vida na Natureza
Beber o que a Natureza nos oferece, ambiente privilegiado onde as conquistas e os erros ganham igual valor pedagógico.
4.Mística e Simbologia
Transportar a criança/jovem da imaginação à realidade, dos heróis e das lendas às personagens de carne e osso, da história e da Fé para a vivência no Homem Novo.
5.Aprender Fazendo
A experimentação alarga horizontes, construindo conhecimento de forma prática e envolvendo a criança/jovem.
6.Sistema de Progressão Pessoal
Procurar ser cada vez mais e melhor, desafiando limites e estabelecendo novas metas a alcançar, tendo noção dos seus limites e das suas capacidades
7.Relação Educativa Jovem-Adulto
Construir uma relação de confiança com alguém que ajuda, prepara, apoia, encoraja, aconselha e educa.
Os escuteiros são uma força social que promove uma cultura de paz, formando os seus membros para que estes tenham uma contribuição construtiva nas suas comunidades.