O distintivo do Escutismo Mundial é um símbolo mundialmente reconhecido do movimento escutista. A Flor-de-lis mundial é um dos símbolos mais reconhecidos no mundo.

A insígnia mundial é o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escutista e é usada por escuteiros em todo o mundo assinalando a sua pertença ao movimento. Cada organização escutista nacional é que determina a forma como é usada a insígnia. Baden-Powell começou por atribuir um distintivo de bronze na forma de Flor de Lis aos militares do exército que havia treinado na Índia em 1897. Mais tarde, criou uma insígnia de cobre com a For de Lis e ofereceu a todos os participantes do acampamento experimental na Ilha de Brownsea, em 1907. 



Baden Powell incluiu na insígnia mundial do escutismo uma simples Flor de Lis com o moto "Be Prepared" ("Sempre Alerta") inscrito num listel. A Flor de Lis era comumente utilizada para indicar o norte em mapas à semelhança dos escuteiros que devem ser exemplo e mostrar o caminho do serviço aos outros.
As três pétalas da Flor de Lis transformaram-se em símbolos do Serviço aos Outros, do Dever para com Deus e da Obediência à Lei Escutista, os três princípios da Lei Escutista que todos os elementos que pretendem juntar-se ao movimento têm de prometer cumprir.

Mais tarde a Flor de Lis foi modificada tendo sido incluídas duas estrelas de cinco pontas que simbolizam o conhecimento e a verdade. Foi também acrescentado uma ligação que une as três pétalas e que simboliza a família Escutista. J.S. Wilson criou, em 1939, uma Flor de Lis prateada com um fundo roxo rodeada pelos nomes dos cinco continentes. A utilização desta insígnia era restrita aos membros do Comité Internacional e ao staff do Bureau.



A atual insígnia mundial do escutismo surgiu no 8º Jamboree Mundial em 1955 pelo Chefe Nacional dos Escuteiros Gregos, Demetrios Alexatos. O design final do distintivo que é atualmente utilizado nos uniformes de escuteiros em todo o mundo incluiu uma corda a rodear a Flor de Lis atada com um nó direito. A corda simboliza a família que é o movimento escutista e o nó simboliza a força dessa mesma família. As cores têm um significado heráldico, o branco significa a pureza e o roxo simboliza liderança e serviço.


Ultima atualização 27.01.2017 Visualizações 2897
Voltar Partilhar