© João Lopes Cardoso

Clãs Universitários

Os Clãs Universitários são compostos por Caminheiros / Companheiros inseridos no Clã do seu Agrupamento, que se encontrem a frequentar o ensino superior distantes da sua localidade.

O facto de os Caminheiros estudarem noutra cidade e não conseguirem estar ativos no seu Clã como gostariam, fez com que os Clãs Universitários surgissem e dessem resposta a esta questão!

Estes Clãs pretendem:

  • Criar um mecanismo de apoio à continuidade no Escutismo de Cami­nheiros deslocados por motivos académicos;
  • Estabelecer uma ligação entre a 4.ª Secção e o meio académico, tendo em vista um enriquecimento mútuo.

Como Fazer?

A criação destes Clãs e da responsabilidade do nível regional ou de núcleo, conforme se aplique. O acompanhamento é feito por um Di­rigente (ou uma Equipa de Animação) nomeado pela Junta Re­gional e a assistência do Clã é da responsabilidade do As­sistente Regional.

A vivência do Método Escutista está sempre presente e a ligação com o Clã de origem é privilegiada para que o progresso do Caminheiro seja acompanhado na sua totalidade.


Clãs Universitários e Regionais

Há duas formas de Clãs, experimentadas fora dos Agrupamentos, que têm vindo a demonstrar sucesso na implementação do Programa Educativo da 4.ª Secção.

Os Clãs Universitários e os Clãs Regionais ou de Núcleo permitem dar respostas a realidades que os Agrupamentos não conseguem, nomeadamente quando os Caminheiros e Companheiros estão deslocados do seu Agrupamento de origem, ou quando o mesmo não tem elementos suficientes na IV secção para que o Clã funcione em pleno.

Estes Clãs, ao serem implementa­dos, realizam as suas atividades e desenvolvem os seus projetos (Caminhada), agindo segundo os princípios de complementaridade, subsidiariedade e enriquecimento face à ação desenvolvida pelo Agrupamento e pelo Clã de origem.


Clã Universitário

… apesar da distância do seu Agrupamento e Clã, potenciando-se a ligação com o meio universitário.

Clã Regional

… encontrando a massa crítica que lhe permite reali­zar atividades e projetos que a dimensão local não lhe permite.


Clã Universitário

… nível regional.

Clã Regional

… nível regional ou de Nú­cleo, conforme se aplique.


Clã Universitário

  • Potencia a vivência de oportunidades educativas a Caminheiros que se encontram inseridos no ensino superior e que por esse motivo se encontram distantes da sua comunidade e da vivência quotidiana do seu Agrupamento e Clã;
  • Potencia a criação de sinergias entre Caminheiros para vivência de atividades e/ou projetos especificamente relacionados com meio uni­versitário, capazes de enriquecer o projeto educativo da 4.ª Secção no nível local;
  • Proporciona um conjunto de oportunidades educativas diferenciadas, nas quais o jovem poderá desenvolver os seus conhecimentos, compe­tências e atitudes;
  • Privilegia o conhecimento de novas realidades locais e culturais.

Clã Regional

  • Potencia a criação de sinergias entre Caminheiros pertencentes a dife­rentes Agrupamentos para vivência de atividades e/ou projetos espe­cíficos
  • Potencia a vivência de oportunidades educativas a Caminheiros isola­dos, ou pertencentes a Tribos isoladas, ultrapassando a impossibilida­de das mesmas ao nível local e potenciando a estes uma plena vivência do projeto educativo da 4.ª Secção;
  • Proporciona um conjunto de oportunidades educativas diferenciadas, nas quais o jovem poderá desenvolver os seus conhecimentos, compe­tências e atitudes;
  • Privilegia o conhecimento de novas realidades locais e culturais.

  • Criar oportunidade(s) educativa(s) para os Ca­minheiros deslocados, promovendo o respetivo desenvolvimento pessoal;
  • Promover o crescimento e a diversificação do projeto educativo da 4.ª Secção na Região

Clã Universitário

  • Criar um mecanismo de apoio à continuidade no Escutismo de Cami­nheiros deslocados por motivos académicos;
  • Estabelecer uma ligação entre a 4.ª Secção e o meio académico, tendo em vista um enriquecimento mútuo;

Clã Regional

  • Criar um mecanismo de apoio aos Caminheiros e Tribos isolados;
  • Estabelecer uma ligação entre os Clãs da Região ou do Núcleo, tendo em vista um enriquecimento mútuo;

Clã Universitário

Caminheiros inseridos no Clã do seu Agrupamento, que se encontrem a frequentar o ensino superior distantes da sua localidade e do Agrupa­mento.

Clã Regional

Caminheiros inseridos no Clã do seu Agrupamento.

Composto pelas Tribos pertencentes aos Clãs da Região ou do Núcleo e por Caminheiros isolados.

O acompanhamento é feito por um Di­rigente (ou uma Equipa de Animação) nomeado pela Junta Re­gional

A assistência do Clã é da responsabilidade do As­sistente Regional.

A progressão individual do Caminheiro é sempre verificada na sua Tribo/Clã, contudo é imprescindível que a vivência do Caminheiro no Clã seja considerada para efeitos de progresso individual, através de uma articulação entre o Clã Universitário/Regional e o Chefe do respetivo Clã de origem.

O Clã Universitário/Regional nas suas atividades deverá ter em conta a aplicação do método do projeto (a Caminhada), como forma de potenciar a reunião de Caminheiros de diferentes origens, recorrendo sempre que possível ao sis­tema de patrulhas e deverá ser considerado como um espaço privilegiado para a vivência da mística e simbologia da 4.ª Secção.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 2514
Voltar Partilhar