O Cenáculo é um Fórum Nacional de Caminheiros e Companheiros onde se pretende criar um espaço informal de debate para os jovens adultos da 4.ª Secção sobre temas com interesse para o desenvolvimento de um melhor Caminheirismo e Companheirismo.

Os assuntos tratados são definidos por iniciativa dos membros da Equipa Projecto do Cenáculo e também através de sugestões dos participantes mas também, devem ter em atenção as solicitações feitas pela Equipa Nacional de Caminheiros e Companheiros e Secretaria Nacional Pedagógica.  Cada ano escuta corresponde, grosso modo, a um ciclo do Cenáculo, que envolve dois encontros. No segundo encontro de cada ciclo, os representantes das Regiões/Núcleos que são representantes desse ciclo fazem-se acompanhar com os representantes que ficarão para o ciclo seguinte, primando, desta forma, pela renovação da Equipa Projeto e participantes.

Estes representantes são escolhidos à escala regional/núcleo no decorrer dos Cenáculos locais. A dimensão local do projeto é muito importante e permite a participação de um maior número de caminheiros, bem como a discussão de temas que estão intimamente associados a cada realidade local.

Sendo uma atividade de caminheiros para caminheiros, normalmente, não é permitida a participação dos dirigentes. No entanto, existe sempre um dirigente, designado de observador, que garante a qualidade pedagógica da atividade.

O Cenáculo é um projeto muito interessante e que tem permitido uma grande vivência aos participantes.

A 33ª Conferência Mundial, em 1993, definiu, como prioridade estratégica do Escutismo Mundial, a promoção do envolvimento dos jovens nos processos de tomada de decisão a todos os níveis do nosso movimento, e, na 36ª Conferência Mundial, em 2002, foi continuado esse apelo à participação juvenil.

É com base nesta prioridade, continuamente apresentada, que surge o Projecto Cenáculo, desde sempre apoiado pela Secretaria Nacional da IVª Secção.

Neste fórum, todos os participantes têm oportunidade de partilhar ideias e experiências, bem como apresentar sugestões, tendo em vista um Caminheirismo e Companheirismo cada vez mais activo e participado.

Este fórum de caminheiros e companheiros, com caminheiros e companheiros e para caminheiros e companheiros promove, nos jovens adultos do CNE, um exercício permanente para uma cidadania activa, pois, em constante interacção, todos contribuem com novas ideias, enriquecendo o progresso educacional escutista ("Ask the boy").

O Cenáculo é um Fórum Nacional de Caminheiros e Companheiros onde se pretende criar um espaço informal de debate para os jovens adultos da IVª Secção sobre temas com interesse para o desenvolvimento de um melhor e mais actual Caminheirismo e Companheirismo.

Os assuntos tratados deverão ser definidos por iniciativa dos membros da Equipa Projecto do Cenáculo e também através de sugestões dos participantes mas, em grande medida, estes deverão ter em atenção as solicitações feitas pelo DNIV e DNPE. A periodicidade dos encontros do Cenáculo será, no mínimo, de 3 encontros por ano, sendo os dois primeiros – Cenáculo – e o terceiro – Cenáculo Aberto. Neste último, os representantes das Regiões/Núcleos que participaram nos dois primeiros encontros fazem-se acompanhar com os representantes que ficarão para o ciclo seguinte, primando, desta forma, pela renovação da EP e participantes.

Para que o haja continuidade no trabalho a desenvolver, os participantes deverão ser os mesmos durante todo o Ciclo, ou seja, para o 1º, 2º e 3º Encontros do Cenáculo.

Provocar uma maior participação e envolvimento dos Caminheiros e Companheiros nos processos e temas que lhes dizem respeito.

Promover um espaço de consulta e apoio ao Departamento Nacional da 4.ª Secção, bem como ao Departamento Nacional do Programa Educativo.

Procurar garantir a efetiva audição dos Caminheiros e Companheiros de diferentes regiões e núcleos, nas dinâmicas nacionais que os afetam, procurando introduzir esses contributos nos processos de tomada de decisão.

Tomar conhecimento de diferentes realidades presentes no nosso movimento e contribuir para novas abordagens aos problemas encontrados, através do desenvolvimento de novas formas de pensar.

Procurar, através do Cenáculo, aumentar os hábitos de participação dos Caminheiros e Companheiros nas ocasiões de tomada de decisão da Associação em que têm assento (Conselhos de Clã, de Agrupamento, de Núcleo e Regionais).

Através do “aprender-fazendo” levar o cenáculo e os seus objectivos, às Regiões e Núcleos dos Caminheiros e Companheiros participantes.

Pretende-se que o Cenáculo seja representativo da Associação pelo que cada Região poderá fazer-se representar por quatro Caminheiros e Companheiros ou cada Núcleo, por dois Caminheiros e Companheiros escolhidos em Cenáculo Regional ou de Núcleo e devidamente com o aval dos respetivos Departamentos da 4.ª Secção, atendendo ao seguinte perfil:

  • Ter promessa de Caminheiro ou Companheiro;
  • Ter entre 18 e 22 anos e, preferencialmente, ter vivência em Clã;
  • Ter capacidade de intervenção e comunicação;
  • Ter conhecimento da Região e Núcleo de origem;
  • Demonstrar vontade de participar na dinâmica apresentada.

No Cenáculo participarão ainda, com estatuto de Observadores, dois dirigentes nomeados, um pelo DNIV e outro pelo DNPE em concordância com a Equipa Projecto. Estes acompanharão os trabalhos de idealização, preparação, realização e avaliação do Fórum e assegurarão a ligação com o Departamento Nacional da 4.ª Secção e com o Departamento Nacional do Programa Educativo.

O Assistente Nacional da 4.ª Secção acompanhará, também o Cenáculo nas suas diversas fases, ou presencialmente ou nomeando alguém que possua as competências necessárias.

O Cenáculo pode ainda contar com a participação de Convidados (Associados ou não) para a apresentação e/ou debate de temas, de acordo com a agenda de trabalho de cada encontro.

 

Resultante de cada Encontro do Cenáculo deverá ser redigido um Relatório com as conclusões e/ou sugestões do Fórum.

O Relatório deverá ser distribuído pelos participantes, Departamento Nacional da 4.ª Secção, Departamento Nacional do Programa Educativo, Juntas Regionais e Núcleo e a toda a associação através da C(y)arta Especial Cenáculo.

O Cenáculo terá funções meramente consultivas, devendo as suas conclusões ser redigidas na forma de:

  • Recomendações ao Departamento Nacional da 4.ª Secção;
  • Recomendações ao Departamento Nacional do Programa Educativo;
  • Propostas para apresentação ao Conselho Nacional;
  • Textos para divulgação através dos órgãos de informação da Associação.


2. DINÂMICA DO CENÁCULO

A primeira Equipa Projeto (EP), equipa que coordena a organização da actividade, foi constituída em 2001, por iniciativa da ENIV e desde então, em sistema de renovação, integra caminheiros e/ou companheiros do Cenáculo que têm por missão a dinamização de cada Ciclo, seguindo o Método de Projeto. Em todas as suas fases, a EP tem em conta as propostas e sugestões apresentadas pelas DNPE e DNIV e pelos participantes. A EP é, também, responsável por, terminado o Fórum, redigir e distribuir um relatório final, sob a forma de uma C(y)arta Especial Cenáculo.

Durante a preparação de cada um dos encontros de Cenáculo a EP fará chegar, periodicamente, a todos os participantes, Juntas Regionais e de Núcleo, informação para a preparação das temáticas de fórum bem como informações de ordem logística.

No final de cada ciclo, com o Encontro Aberto, o tempo é de juntar os participantes que irão terminar o ciclo e os que irão iniciar o próximo. Aos que vão terminar é feito o convite para integrarem a Equipa Projeto, do ciclo que inicia. Mediante os participantes que se apresentarem, a EP decide, consoante o perfil dos Caminheiros e Companheiros e as necessidades da equipa, os novos elementos a integrar.

Esta renovação também se dá dentro da Equipa Projecto e, ciclo após ciclo, a coordenação é diferente, tendo em conta os membros que continuam a cumprir o perfil estipulado e que se mostrem disponíveis. Todos os membros da EP têm de ter vivência em Clã e Comunidade à data da entrada na Equipa

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 6543
Voltar Partilhar