© Nuno Perestrelo

Tribo e Companha

“Saber gerir significa ajudar os outros a dar o seu melhor, não a fazer as coisas por eles.”
Lauren Appley

O Sistema de Patrulhas é um elemento fundamental do Método Escutista. Existe em todas as secções, de acordo com as suas especificidades e, como tal, é também muito importante no Caminheirismo. B-P descreve o Sistema de Patrulhas como sendo “uma estrutura social organizada e um sistema democrático de auto-governação, baseado na Lei do Escuta”. Esta ideia faz ainda mais sentido quando falamos de jovens adultos, capazes não só de tomar decisões, mas também de as implementar.

A Vida em Tribo torna-se então num aspeto essencial na Caminhada de cada um. Apesar de ser na 4.ª Secção que os jovens se tornam mais autónomos e conscientes da sua própria identidade, isso não quer dizer que tenha de ser um tempo solitário e individualista. Pelo contrário, é nas Tribos que todos os caminheiros participam nas tomadas de decisão, conciliam os interesses pessoais com os interesses comuns do grupo, pensando no que é melhor para o Clã, e sentem que de facto têm uma palavra a dizer.  Por vezes o Sistema de Patrulhas num Clã torna-se complicado de gerir quando o número de elementos é muito reduzido, mas isso não pode ser impedimento, uma vez que é aplicado em todo o Movimento Escutista e não só nas Unidades de um Agrupamento. Há sempre a possibilidade de partilhar a vivência da 4.ª com outros Clãs vizinhos, ou então de formar os chamados Clãs Regionais e de Núcleo, onde todos os caminheiros de uma região têm oportunidade de percorrer o seu caminho, integrados numa Tribo.  

Este nível de envolvimento dos jovens adultos faz também com que haja uma evolução natural da chamada participação ativa, inerente à Vida em Tribo, para uma liderança ativa. Disso é um bom exemplo os Projetos de Serviço que foram planeados, organizados e executados pelas Tribos presentes no Rover Ibérico, e que mostraram a capacidade de liderança e empenhamento dos caminheiros nas suas comunidades. Tudo isto é depois transportado para o dia a dia, tornando-se numa ferramenta capaz de ajudar os jovens no seu papel como cidadãos responsáveis e ativos na sociedade.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 5095
Voltar Partilhar