© Gonçalo Vieira

Carta de Clã

A Carta de Clã / Comunidade é uma carta de intenções e acções feita em conjunto pelo Clã (ou um Projecto Comunitário de Vida), dando relevo as aspetos que são importantes para cada um dos elementos que o constitui, através da análise e integração dos PPV de cada caminheiro, criando assim a especificidade muito própria da Carta de cada Clã.

Deve focar as necessidades do teu Clã, deve ter propostas de ações concretas que favoreçam o crescimento do Clã, bem como os chamados elementos de sonho. Todos estes aspetos devem, como é natural, ser tidos em conta nas Caminhadas a propor.

É um compromisso coletivo do Clã, mas deves assumi-lo como sendo um compromisso teu. A Carta de Clã é elaborada no Conselho de Clã e deve estar exposta em lugar visível no Albergue.

Como o Clã também está em crescimento constante, a Carta de Clã deve ser revista e renovada periodicamente.

 

Deve conter

A Carta de Clã é uma carta na qual todos os caminheiros se devem identificar, que de refletir ações concretas que espelham um projeto Comunitário de Vida.

Para além de conter as necessidades individuais do clã, deve conter propostas concretas e mensuráveis que ajudem no crescimento do mesmo, acrescida sempre de um bocadinho de sonho e imaginação.

Sendo um compromisso coletivo, todos os caminheiros o devem assumir como sendo um compromisso seu. A Carta de Clã é elaborada no Conselho de Clã e deve estar exposta em lugar visível e de destaque no Albergue.

A Carta de Clã deve ser revista e renovada periodicamente, idealmente, em cada Caminhada.

Carta de Clã

Material

  • PPV

Descrição

Cada caminheiro escolhe duas ações concretas do seu PPV e deixa escritas num post-it no albergue. Durante algum tempo tentam conciliar os post-it que contenham as mesmas ações. Passado algum tempo começam a fazer parcerias entre caminheiros no sentido de várias pessoas apoiarem as mesmas ações. Passo a passo vão enriquecendo a carta de clã.

Carta de Clã partilhada

Material

  • Convidados da sociedade civil

Descrição

Depois de pensada a carta de clã numa primeira fase tentar partilhar com pessoas da sociedade civil da localidade algumas ações concretas que possam ser uma mais valia para a localidade do clã. Podem juntos enriquecer em muito a carta de clã e ser voluntários localmente.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 8967
Voltar Partilhar