O Albergue é o nome dado à sede do Clã/Comunidade.

Se pensarmos que o Caminheiro é aquele que caminha, esta denominação está repleta de significado. De facto, o Albergue é um local de pernoita, onde os peregrinos descansam da jornada, mas onde não pensam ficar. Mais do que um local de chegada e acolhimento, é um local de partida para um destino maior. Assim sendo, como o local de reunião dos caminheiros, é um local de partida para a jornada constante rumo à Felicidade e a Jesus Cristo – o Homem-Novo.

Tal como o Clã, a Comunidade abriga-se num Albergue, pois o seu lugar é a navegar, apenas precisam de um local onde reabastecer, restaurar forças e de onde partem para outros destinos, destinos maiores.

No Albergue cada Tribo deve ter o seu Canto, sempre que possível, decorado pelos caminheiros/companheiros, sendo o espaço onde se reúnem e onde podem guardar os vossos materiais. Deve ser um espaço à imagem e medida dos elementos da Tribo. Deste modo, não tem um caracter eterno, devendo ser ajustado às necessidades e vontades dos escuteiros.

Há alguns elementos essenciais que devem constar no Albergue: a Carta de Clã, a Oração do Caminheiro, um altar com o Patrono e o Painel de Progresso.

Ultima atualização 09.11.2016 Visualizações 4363
Voltar Partilhar