© Gonçalo Vieira

Projeto Pessoal de Vida

“Por caminho não quero significar um caminhar ao acaso, sem finalidade, mas antes um trajeto agradável com um objetivo definido, ao mesmo tempo que há a consciência das dificuldades e perigos que podem deparar-se-nos no percurso”.
Baden-Powell

O PPV, como o próprio nome indica, é o Projeto Pessoal de Vida. O maior objetivo deste projeto é o de criar uma necessidade no Caminheiro de traçar objetivos para si mesmo e de perceber para onde quer ir. O PPV acaba por ser uma ferramenta muito rica e útil, que permite ao Escuteiro que se encontra na última secção da nossa Proposta Educativa, “dar o salto” para fora do movimento.

É importante refletir em todas as áreas da vida quando se elabora o PPV. Mais do que ter uma “receita” para o mesmo, o importante é perceber a sua essência e tremenda utilidade que tem quando nos propomos a perseguir os nossos sonhos. Para que o Caminheiro consiga interiorizar a grande valia do seu PPV, é importante que o Chefe de Clã compreenda e sinta também a diferença positiva que o PPV traz e trouxe às (grandes) decisões da sua vida.

Da primeira vez que apresentamos o PPV aos Caminheiros, é importante termos alguns exemplos e irmos falando das várias áreas possíveis em que devemos traçar objetivos (exemplo: Eu, Amigos, Deus, Profissão/Escola, Família, Escuteiros, entre outras). À medida que o tempo vai passando e os Caminheiros vão crescendo, eles próprios irão percebendo quais as áreas em que devem refletir mais e nas quais devem focar os objetivos mais arrojados em cada fase da sua vida.

Ao traçar metas e objetivos, o PPV deve apresentá-los como de Curto Prazo e de Médio e Longo Prazo. É importante perceber onde se quer estar daqui a um ano, mas é também importante idealizar o que gostaríamos de ter alcançado daqui a cinco anos.

Adicionalmente, o PPV deve ter também uma Parte Aberta e uma Parte Fechada. A Parte Aberta é aquela que podemos partilhar com o Clã (ou com quem se queira). A Parte Fechada é mais íntima, fica apenas com a própria pessoa e, idealmente, com o Chefe de Clã (caso o Caminheiro prefira partilhar com outro adulto, mesmo fora do movimento, também poderá fazê-lo, claro). Esta partilha com um “irmão mais velho” da Parte Fechada do PPV, permite que o Caminheiro sinta o compromisso de fazer tudo para alcançar aquilo a que se propôs: os seus sonhos! Quando se partilham os objetivos estes tornam-se reais, e assim o compromisso de os alcançar é mais real também. A partilha com o Chefe de Clã permite também que este ajude os seus Caminheiros a perceberem se estão a ser pouco exigentes consigo mesmos, ou o contrário. Estes são os principais argumentos e motivos para a partilha com o Chefe de Clã da Parte Fechada do PPV do Caminheiro.

O PPV deve ser revisto com regularidade, no mínimo uma vez por ano. É importante acompanhar os sonhos traçados e perceber quando já foram alcançados, ou quando devemos reformular outros. É por isso que o PPV não é algo estático mas sim completamente dinâmico. Para além deste dinamismo, o PPV pode também assumir variadas formas, desde escrito numa folha de papel branco, como desenhado em origami ou pintado num balão. Tudo depende da imaginação do Chefe de Clã e dos seus Caminheiros.

Apesar de o PPV ser um dos elementos fundamentais da vivência da IV Secção, este não “acaba” quando se faz a Partida. Enquanto dirigentes, é importante que revisitemos o nosso PPV pois isso ajudará a passar a mensagem aos nossos Caminheiros, e ajudará também a perceber se estamos no caminho “certo”.

O PPV é sobretudo uma ferramenta, para te ajudar a definir o teu caminho para a Felicidade – numa aproximação diária ao ideal do Homem- Novo!

 

Dinâmicas para realizar o PPV



Material

  • folha A4 com linhas que formam um cubo em 3D (encontra-se na internet, pronto a imprimir)
  • canetas

Descrição

Dá-se uma folha a cada Caminheiro. Cada uma das faces do cubo deverá representar uma área do PPV. Exemplo: Eu; Amigos; Escola/Profissão; Escuteiros; Família e Deus. Cada Caminheiro escreve a parte fechada do seu PPV nas faces do cubo que ficam para dentro (depois do cubo montado), a parte aberta do PPV escrevem na parte que fica para fora.

Material

  • balões
  • hélio para encher balões
  • cordel
  • papel e caneta

Descrição

A cada Caminheiro dá-se um balão e dois pedaços de papel. Num dos papéis o Caminheiro deverá escrever a parte fechada do seu PPV, no outro, a parte aberta. A parte fechada deverá ser colocada dentro do balão, antes de o encher. A parte aberta ata-se ao balão, depois de cheio, como forma de o selar.


Material

  • caixa individual
  • 12 pedaços de cordel por pessoa
  • 12 pedaços de papel por pessoa
  • caneta

Descrição

Prepara-se um pequeno hike, de preferência à noite, com 6 postos. Cada posto tem como tema uma área do PPV. Exemplo: Eu; Amigos; Escola/Profissão; Escuteiros; Família e Deus. Em cada um desses postos, é dada uma frase de reflexão relacionada com o tema do mesmo. O Caminheiro deverá escrever num dos papéis a parte fechada do seu PPV, relacionada com essa área, e no outro papel a parte aberta. Deve ainda escolher um objeto da natureza que encontre naquele local e que consiga associar ao que escreveu. Deve atar a parte fechada ao objeto, com o que escreveu virado para baixo (ficando escondido) e por cima deve atar a folha com a parte aberta do PPV, mas com a face escrita virada para cima. Vai guardando os objetos com o seu PPV na sua caixa e repete isto nos 6 postos. No final, poderá partilhar com os elementos do Clã a parte aberta de cada área do seu PPV, e o objeto que lhe ficou associado.

Ultima atualização 30.11.2016 Visualizações 19777
Voltar Partilhar