Modelos de Vida

Outros Modelos de Vida, entre os santos da Igreja, são, para além do Patrono, propostos aos Caminheiros e Companheiros, ilustrando diversos carismas e formas de viver cristãmente.


Madre Teresa de Calcutá, Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 1910 na república da Macedónia, e faleceu a 5 de Setembro de 1997, em Calcutá, na Índia. Madre Teresa, de etnia albanesa, foi missionária e desenvolveu uma admirável obra de apoio aos mais pobres dos pobres, na Índia. Fundou a congregação dos Missionários e das Missionárias da Caridade e foi beatificada pela Igreja em 2003.


Karol Wojtyla nasceu em 1920 em Wadowice. Durante a II Guerra Mundial trabalhou numa mina e numa fábrica, e manteve uma intensa actividade ligada ao teatro, antes de começar clandestinamente a sua formação de seminarista. Durante estes anos teve de viver oculto. Foi ordenado sacerdote em 1946, e veio a doutorar-se em teologia. Mais tarde foi ordenado bispo. Participou no Concílio Vaticano II, onde colaborou activamente. Aos 47 anos, tornou-se cardeal. Em 1978 o cardeal Karol Wojtyla foi eleito Papa.


Edith Theresa Hedwing Stein nasceu em 1891 e faleceu em Auschwitz, um campo de concentração nazi, em 1942. Foi professora de filosofia e, apesar de ser de família judia, considerava-se ateia. Estimulada pelo exemplo de S. Teresa de Ávila, Edith Stein veio a abraçar a fé cristã, recebendo o baptismo com 31 anos de idade e ingressando na Ordem Carmelita Descalça com 42 anos. Procurando fugir à perseguição nazi, deslocou-se para a Holanda mas, sem sucesso, pois veio a ser feita prisioneira. Faleceu na câmara de gás.


S. Inácio de Loyola nasceu em 1491. Depois de uma permanência juvenil no ambiente da corte em Castela e depois de uma juventude inquieta, dedicou-se ao serviço militar onde acabou gravemente ferido. Com tempo para leituras acabou por se converter. Foi a Jerusalém em peregrinação, e veio mais tarde a estudar em Barcelona e Paris. Foi ordenado padre jesuíta em 1538. No imenso património espiritual que deixou, sobressai o livro dos Exercícios Espirituais e o famoso lema da Companhia: ad maiorem Dei gloriam (Para a maior glória de Deus).

Ultima atualização 30.11.2016 Visualizações 8021
Voltar Partilhar