© Nuno Perestrelo

Dimensões do Caminheirismo

De forma a reforçar a Mística da Secção, o itinerário dos Caminheiros e Companheiros vive-se em torno de quatro dimensões que adquirem um valor simbólico: Caminho, Comunidade, Serviço e Partida. É um itinerário de progressão pessoal, de tomada de consciência das possibilidades de evolução, de pensamento, que se lhes oferece na vida em Clã e na vida de cada dia. 


(latim dimensio, -onis)

substantivo feminino
1. Medida (comprimento, largura ou altura).
(…)

"dimensão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013

Dimensão, como o próprio significado indica, é a “medida” de algo. O Caminheirismo tem dimensões que o orientam e lhe conferem uma amplitude tal, que as suas próprias medidas são talhadas à imagem de cada um.

As dimensões do Caminheirismo estão inerentes ao programa de 4.ª desde 1991. Foi nesta altura que os primeiros passos da secção que hoje conhecemos, começaram a ser dados e que começou a compreender-se a importância da Fraternidade do Ar Livre e do Serviço que B.P. idealizou.

Caminho, Comunidade, Serviço e Partida. Estas quatro dimensões conseguem resumir de forma clara e simples o desafio a que um escuteiro da 4.ª secção se propõe, quando decide que o ideal da 4.ª é também o seu: ser Homem-Novo.

Estes “nomes” poderão ser familiares num outro contexto, também de 4.ª. Na última revisão do programa educativo, decidiu-se atribuir estes nomes às etapas do sistema de progresso da secção, para que o percurso que o Caminheiro vai definindo seja orientado pelas dimensões do próprio Caminheirismo. É importante ter em mente este paralelismo, enquanto dirigentes do CNE, para que os nossos Caminheiros vivam de forma mais próxima todo a proposta educativa da sua secção.


(latim vulgar *camminus, de origem celta)

substantivo masculino
1. Nome genérico de todas as faixas de terreno que conduzem de um a outro lugar.
2. Estrada, atalho, vereda.
3. Espaço que se percorre.
4. Direção.
5. Meio, via.
6. Destino.
7. [Náutica]  Rumo.
"caminho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013

O caminho inicia-se quando o Caminheiro se junta à secção. Esta dimensão encoraja a que o indivíduo pondere o caminho que quer percorrer e o vá definindo à medida que dá os seus passos. Os escolhos (e as escolhas), a definição de objetivos pessoais (também através do sistema de progresso) e a idealização daquilo que quer alcançar na sua vida (PPV) permitem que os Caminheiros olhem para o futuro com confiança e com a capacidade de caminhar com rumo, no rumo do Homem-Novo.


(latim communitas, -atis)

substantivo feminino
1. Qualidade daquilo que é comum.
2. Agremiação.
3. Comuna.
4. Sociedade.
5. Identidade.
6. Paridade.
7. Conformidade.
8. Lugar onde vivem indivíduos agremiados.
"comunidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013

Esta dimensão surge logo após o caminho, pois é quando o Caminheiro sabe para onde vai (e para onde quer ir) que terá a abertura e o desejo de viver em pleno na sua comunidade. Esta comunidade engloba não só o agrupamento, como a paróquia, a freguesia, a escola, o local de trabalho, entre outros. Toda a interação do Caminheiro com os outros é “a Comunidade” a que pertence, e é aí que deve contribuir e ser parte dela.

substantivo masculino
1. Ato ou efeito de servir.
2. Préstimo; trabalho; proveito; utilidade; uso.
(…)
5. Desempenho de qualquer trabalho.
6. Diligência.
7. Obséquio.
8. Ação útil e benéfica.
9. Conveniência.
10. Serventia.
(…)
14. [Liturgia]  Ofício.
15. [Antigo]  Tributo ou donativo do vassalo.
"serviço", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013

O serviço surge quase que naturalmente na 4.ª secção. Para além de ser claramente motivado pelo ideal e pelas propostas pedagógicas, é também uma dimensão a trabalhar pelo Caminheiro no seu percurso de 4.ª. Quando sabemos para onde queremos ir e quando nos integramos nas nossas Comunidades somos capazes de dar mais de nós e de nos entregarmos ao Serviço. Sendo uma dimensão que deve estar sempre presente na vida do caminheiro e deve ser realizada quer individualmente, em tribo ou em clã.

(feminino de partido)
substantivo feminino
1. O acto de partir de um lugar para outro; saída.
(…)
"partida", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013

A dimensão da partida surge no sentido que “o acto de caminhar é mais importante do que o facto de chegar”, e esta é a fase onde como caminheiro mais velho e experiente, este tem a responsabilidade de ensinar aos outros e transmitir aos outros o que aprendeu individualmente, em comunidade e no serviço. Corresponde a todo o percurso realizado pelo caminheiro até chegar ao momento da cerimónia dapartida.
Independentemente da fase do percurso pessoal em que o caminheiro se encontre, as dimensões do caminheirismo devem estar sempre presentes na vida dele, realizando o seu progresso evolutivo do :
Eu (Caminho) onde o caminheiro traça as suas metas e objectivos pessoais com a escolha de uma das bifurcações da vara;
Nós (Comunidade) o caminheiro é interpelado a avançar passo a passo com o outro e com ele partilhar a sua vida;Com e para Eles (Serviço) onde o caminheiro se compromete individualmente, em tribo ou em clã;
Para a Vida (Partida) que representa mais que o momento final da cerimónia todo o percurso realizado até aqui, que termina na cerimónia com o mesmo nome.
É o momento de virar a página e o mundo de adulto responsável e participativo espera por ti.

Ultima atualização 30.11.2016 Visualizações 7056
Voltar Partilhar