Um programa feito por todos e para todos
O Programa Educativo do Corpo Nacional de Escutas é a totalidade daquilo que as crianças e os jovens fazem no Escutismo Católico Português (as atividades), como o fazem (o método) e a razão porque o fazem (a finalidade).
O Corpo Nacional de Escutas é uma associação de educação não-formal cuja finalidade é a educação integral de crianças e jovens de ambos os géneros. A educação dos jovens é feita tendo por base o voluntariado adulto, em conformidade com as finalidades, princípios e métodos concebidos pelo Fundador do Escutismo, Baden Powell, e vigentes na Organização Mundial do Movimento Escutista.

Proposta Educativa
A Proposta Educativa do Corpo Nacional de Escutas constitui a declaração das finalidades últimas da Associação, expressando a sua intenção educativa, com base na análise das necessidades e aspirações dos jovens num determinado tempo e num contexto sociocultural específico.
Neste âmbito, a intenção educativa do Corpo Nacional de Escutas, adequada ao tempo e à sociedade portuguesa presentes, está expressa na Proposta Educativa “Educamos. Para quê?”.
Educamos. Para quê?

Uma Proposta Educativa do Corpo Nacional de Escutas O CNE ajuda jovens a crescer
…a procurar a sua própria Felicidade e a contribuir decisivamente para a dos outros.
…a descobrir e viver segundo os Valores do Homem Novo.
O CNE procura, através do Método Escutista, ajudar cada jovem a educar-se…
…para se tornar consciente do Ser;
- uma pessoa responsável, autónoma e perseverante; justa, leal e honesta
- uma pessoa criativa e ousada face aos desafios e que cultiva o espírito crítico de modo a distinguir o essencial
- uma pessoa alegre, sensível e compreensiva, consciente de si própria, das suas limitações e potencialidades
- uma pessoa solidária e fraterna, que promove o respeito e a tolerância na sua relação com os outros
- uma pessoa que assume integralmente o seu compromisso cristão como opção de vida
- uma pessoa que respeita o seu corpo como manifestação de vida e com ele se relaciona de forma equilibrada
…para se tornar detentor de Saber;
- uma pessoa que reconhece as suas imperfeições e as procura superar de uma forma constante
- uma pessoa que busca sempre mais e usa esses conhecimentos para fundamentar as suas decisões, expressando adequadamente as suas ideias
- uma pessoa que valoriza as suas emoções e afetos, vivendo-os em equilíbrio
- uma pessoa atenta ao Mundo, no qual identifica o seu papel, valorizando o trabalho em equipa
- uma pessoa que procura aprofundar sempre o seu esclarecimento na Fé
- uma pessoa que conhece as capacidades e limites do seu corpo, reconhecendo as ameaças ao mesmo
…para se tornar preparado para Agir;
- uma pessoa que, comprometendo-se, age de acordo com as suas opções, respeitando os outros e o mundo
- uma pessoa empreendedora, ativa no desenvolvimento de iniciativas e que cuida da sua própria formação
- uma pessoa que cultiva amizades e que vive o amor de uma forma plena, dando disso testemunho em família
- uma pessoa que assume o seu papel na comunidade, exercendo a cidadania de uma forma participativa e generosa
- uma pessoa que evangeliza pelo testemunho e pela partilha, no respeito pelas convicções dos outros, contribuindo assim para a construção da paz
- uma pessoa que, reconhecendo o seu corpo como meio para transformar o Mundo, cuida dele em harmonia com o ambiente
O CNE ajuda jovens a crescer…
…para que com o Ser, Saber e Agir se tornem homens e mulheres responsáveis e membros ativos de comunidades, na construção de um mundo melhor.

Projeto Educativo
O Projeto Educativo do Corpo Nacional de Escutas é o conjunto de objetivos e métodos, traduzidos em oportunidades, que contribuem para a construção de um percurso de desenvolvimento pessoal das crianças e jovens, sendo simultaneamente uno e plural:
i) uno, pois suporta uma pedagogia educativa para as crianças e os jovens dos 6 aos 22 anos, consubstanciando o método escutista criado por Lord Baden-Powell of Gilwell;
ii) plural, porque composto por quatro projetos sequencialmente complementares, que são os Projetos Educativos de cada secção.
Perspetiva Educativa
O Corpo Nacional de Escutas, na sua abordagem educativa, considera o desenvolvimento de todos os aspetos da personalidade das crianças e dos jovens, perspetivando-os – na sequência do processo internacional de Renovação da Ação Pedagógica, observadas as intenções do Fundador para o Movimento Escutista e englobando todas as dimensões da personalidade humana – em seis áreas de desenvolvimento pessoal:
- Desenvolvimento físico – o corpo
- Desenvolvimento afetivo – os sentimentos e as emoções
- Desenvolvimento do carácter – a atitude
- Desenvolvimento espiritual – o sentido de Deus
- Desenvolvimento intelectual – a inteligência
- Desenvolvimento social – a integração social
Em cada uma das áreas de desenvolvimento pessoal estão identificadas prioridades educacionais – três trilhos educativos – que tomam em consideração as necessidades e aspirações das crianças e dos jovens em particular. Entende-se por trilho educativo cada eixo de crescimento a explorar em cada área de desenvolvimento pessoal, no âmbito dos quais se definem os objetivos de desenvolvimento pessoal.
Objetivos Educativos
Desenvolvimento Físico

Trilhos Educativos:
- Desempenho [rentabilizar e desenvolver as suas capacidades, destreza física; conhecer os seus limites]
- Auto-conhecimento [conhecimento e aceitação do seu corpo e do seu processo de maturação]
- Bem-estar físico [manutenção e promoção: exercício; higiene; nutrição; evitar comportamentos de risco]
Desenvolvimento Afetivo

Trilhos Educativos:
- Relacionamento e sensibilidade [autoexpressão; intereducação; valorização dos laços familiares; opção de vida; sentido do belo e do estético]
- Equilíbrio emocional [saber lidar com as emoções “controlar/exprimir”; manter um estado interior de liberdade; maturidade]
- Auto-estima [conhecer-se; aceitar-se; valorizar-se
Desenvolvimento do Carácter

Trilhos Educativos:
- Autonomia [tornar-se independente; capacidade de optar; construir o seu quadro de referências]
- Responsabilidade [ser consequente; perseverança e empenho; levar a bom termo um projeto assumido]
- Coerência [viver de acordo com o seu sistema de valores; defender as suas ideias]
Desenvolvimento Espiritual

Trilhos Educativos:
- Descoberta [disponibilidade interior; interiorização progressiva; busca do transcendente no específico cristão]
- Aprofundamento [dar testemunho pelos atos do dia-a-dia; viver em comunidade; estar aberto ao diálogo inter-religioso]
- Serviço [integração e participação ativa na Igreja; participar na construção de um mundo novo; evangelização]
Desenvolvimento Intelectual

Trilhos Educativos:
- Procura do conhecimento [desejo do saber; procura e seleção de informação; iniciativa; autoformação]
- Resolução de problemas [capacidade de análise e síntese; utilização de novas técnicas e métodos; seleção de estratégias de resolução; análise crítica da solução encontrada; capacidade de adaptação a novas situações]
- Criatividade e Expressão [apresentação lógica de ideias; criatividade; discurso adequado]
Desenvolvimento Social

Trilhos Educativos:
- Exercer ativamente cidadania [direitos e deveres; tolerância social; intervenção social]
- Solidariedade e tolerância [serviço; interajuda; tolerância]
- Interação e cooperação [assertividade; espírito de equipa; assumir o seu papel nos grupos de pertença]