© Gonçalo Vieira

Encontro Nacional de Guias 2018 realiza-se na Batalha - Mai. 2018

Encontro Nacional de Guias 2018 realiza-se na Batalha. 

Mais de 200 jovens líderes vão participar no Encontro Nacional de Guias que se realiza nos dias 12 e 13 de maio na Quinta do Escuteiro na Batalha.

O Sistema de Patrulhas, tal como idealizado por Lord Baden-Powell (fundador do escutismo), pelo qual as crianças e jovens de um grupo se organizam em pequenos grupos com uma identidade e vida própria, uma liderança e organização interna, constitui um dos elementos mais marcantes e distintivos do Escutismo enquanto pedagogia educativa.

A patrulha, ou outra denominação que o pequeno grupo assuma, é o local onde as crianças e jovens, sob a liderança de um deles, estabelecem relações e são chamados a assumir diversas tarefas para a promoção do bem-comum, incentivando-se, assim, a co-responsabilidade que potencia a aprendizagem da democracia e da solidariedade, bem como a compreensão do papel do líder e da importância de uma boa e equilibrada liderança para o desenvolvimento do grupo. Lider da patrulha designa-se de GUIA.

No Encontro Nacional de Guias estarão presentes os guias representantes das 20 regiões do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Este será o culminar de uma dinâmica que se iniciou nos agrupamentos (estrutura local), estendendo-se a núcleos e regiões, onde foram escolhidos os representantes que irão participar no encontro nacional.

Em todo este caminho foram sendo debatidos e trabalhados os temas de consulta (lançados pela equipa nacional), temas de interesse dos guias e os temas de interesse do nível (temas que os núcleos/regiões achem pertinentes).

Estando presentes os Guias das 4 secções (faixas etárias) em que se organiza o CNE, este encontro é uma excelente oportunidade para fazer cumprir uma da mais importantes máximas do escutismo que é o “Ask the Boy”.

Para mais informações sobre atividades específicas, contactar:

Raquel Kritinas
snp@escutismo.pt
+351 914 064 451

Para mais informações: 
Gabinete de Imprensa do CNE 
imprensa@escutismo.pt 
www.escutismo.pt/imprensa 
+351 927 246 911

 

Ultima atualização 10.05.2018 Visualizações 396
Voltar Partilhar