© João Matos

Dia de S. Jorge - Em Portugal comemoram 73.000 escuteiros, no mundo vão ser milhões - Abr. 2018

Dia de S. Jorge - Em Portugal comemoram 73.000 escuteiros, no mundo vão ser milhões 

A Igreja assinala neste dia 23 de abril o seu santo S. Jorge, patrono dos escuteiros no mundo inteiro.

Lisboa, 17 de abril de 2018

Trazido para o imaginário escutista por Baden Powell, fundador do Escutismo, através da ordem da Jarreteira, S. Jorge é também o patrono dos soldados e de Inglaterra, sendo descrito como um cavaleiro da Capadócia (Turquia) movido pelo desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus.

A figura de patrono reveste-se de grande importância na vida do escuteiro uma vez que a formação de crianças e jovens através do exemplo é uma das características do Escutismo.

Integrando uma Eucaristia, neste dia, as diversas regiões escutistas promovem atividades e jogos que servirão para reforçar o conhecimento do seu patrono, para realçar as suas características e valores e sobretudo para enriquecer pedagogicamente a relação entre escuteiros.

Realçamos atividades com grande moldura humana e espiritual em dois fins-de-semana diferentes (21,22 e 27,28 de abril) das quais sublinhamos a de Lisboa que reúne no dia 22, a partir das 09:30, na Portela de Sintra mais de sete mil escuteiros, a do Porto a 28 de Abril, em Paredes, a de Setúbal também a 28 de abril no Seixal, no decorrer dos Jogos da Primavera, e Aveiro a 29 de abril em Ílhavo.

Os escuteiros realizam atividades em agrupamento praticamente todas as semanas, contudo, em momentos de solenidade e em grandes atividades, reúnem milhares de participantes.

A equipa da comunicação do Corpo Nacional de Escutas está disponível para mais informações e para o devido acompanhamento no decorrer destas atividades.

 
Gabinete de Imprensa do CNE 
imprensa@escutismo.pt 
www.escutismo.pt/imprensa 
+351 927 246 911

Ultima atualização 10.05.2018 Visualizações 1241
Voltar Partilhar