© Manuel Joaquim

Manifestação de Pesar - Obrigado D. António Francisco dos Santos! Set. 2017

MANIFESTAÇÃO DE PESAR

Muito obrigado, Sr. D. António!

O Corpo Nacional de Escutas associa-se a todos quantos partilham a dor pela inesperada partida do Sr. D. António Francisco dos Santos para o acampamento eterno.

Lisboa, 11 de setembro de 2017

Escuteiro desde a sua juventude, D. António Francisco dos Santos tantas vezes reconheceu que o escutismo foi para ele uma escola de amizade e discernimento vocacional, a partir da experiência no Agrupamento do Seminário de Lamego.

Como presbítero e bispo, tanto em Lamego como em Braga, Aveiro e Porto, foram muitos os gestos de acompanhamento, estima e proximidade ao Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Recordamos com amizade e uma imensa gratidão um desses momentos, nas palavras cheias de sabedoria que dirigiu durante a homilia aos escuteiros que participaram na atividade do Dia de S. Jorge na Região do Porto:

“O C.N.E. é um movimento de escutismo católico, alicerçado nos princípios recebidos do fundador, Baden Powell, e nos valores perenes da nossa fé. Os compromissos assumidos, as promessas feitas, a formação adquirida e a participação consciente na vida das comunidades cristãs dizem-nos esse modo inconfundível de sermos escuteiros cristãos e afirmam o espírito escutista que nos identifica. (...). A Igreja é chamada a prestar este contributo à Humanidade e a cumprir esta missão. Vós jovens, não sois um problema nem para a Igreja nem para a Sociedade. Sois pessoas com dignidade, com imensas qualidades e com muitos projetos e sonhos. Importa dar-vos tempo, espaço e voz. Importa que a Igreja, de que sois membros conscientes, saiba caminhar convosco”. (Ovar, 25 de abril de 2015).

À dor e saudade por este pastor tão dedicado juntamos a imensa gratidão pela sua vida gasta até ao fim no cuidado daqueles que Deus lhe confiou.

Muito obrigado, Sr. D. António!
Que na luz de Deus continue a ser para nós fonte de inspiração e bênção.

Para mais informações:
Gabinete de Imprensa do CNE