94 anos do CNE - Mai. 2017

Corpo Nacional de Escutas festeja 94 anos

Guimarães acolhe este sábado, 27 de maio, as celebrações nacionais do 94.º aniversário do Corpo Nacional de Escutas. Mais de mil escuteiros esperados num dia que promete entusiasmar o centro histórico com muitas atividades e jogos escutistas.

Guimarães, 22 de maio 2017

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) completa no próximo sábado, dia 27 de maio, 94 anos de existência. As celebrações nacionais desta data decorrem na região de Braga, no núcleo de Guimarães. É na cidade-berço que mais de mil escuteiros vão celebrar o 94.º aniversário do escutismo católico português.

A atividade começa às 9h com um Jogo de Cidade para as quatro secções que se prolonga até meio da tarde, seguindo-se a Eucaristia comemorativa do 94.º Aniversário do CNE, que tem lugar na igreja de S. Pedro do Toural. A Cerimónia de Encerramento tem início previsto para as 17h e promete encher a Praça do Toural para um simbólico corte de bolo, onde a cada participante será entregue não uma fatia, mas um Pirilampo Mágico.

Paralelamente às atividades para as crianças e jovens decorre o Seminário “94 anos a crescer na Missão”, com dois painéis e as presenças do Chefe de Núcleo de Guimarães, Ernesto Machado, de João Paulo Feijó, do antigo Chefe Nacional Carlos Alberto Pereira e de responsáveis da Plataforma Madre Teresa de Calcutá e da CERCIGUI.

Esta atividade é organizada pela Junta Central em estreita parceria com o Núcleo de Guimarães e a Junta Regional de Braga.

Para o Chefe Nacional, Ivo Faria, “este é um momento importante para celebrar os 94 anos desta associação, revisitando a sua história e lançando pistas para o seu futuro, rumo ao centenário que acontece já em 2023”.

Para os muitos escuteiros que não vão conseguir estar presentes em Guimarães, a data será festejada localmente, com iniciativas promovidas por juntas regionais ou de núcleo e nos agrupamentos. Fundado em 1923, em Braga, o CNE é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

 

Programa:

9h00 - 9h45 - Acolhimento e check-in na atividade

10h00 - Início das atividades:

Para escuteiros - Jogo de Cidade, com oportunidades e dinâmicas por secção.
Para adultos voluntários e convidados - Seminário 94 anos a crescer na Missão.

14h00 - 15h30 - Continuação das atividades

15h45 -Preparação Eucaristia comemorativa

16h00 - Eucaristia comemorativa do 94.º Aniversário do CNE - Igreja de S. Pedro do Toural

17h00 - Cerimónia de Encerramento - Praça do Toural.

Ultima atualização 25.05.2017 Visualizações 1537
Voltar Partilhar