© João Cardoso

São Jorge Porto - Abr. 2017

5.000 escuteiros da Região do Porto festejam dia do seu Patrono Mundial

No dia 22 de abril, cerca de 5.000 escuteiros festejam no Parque Ecológico Monte de S. Brás o dia do Patrono Mundial do Escutismo.

Porto, 20 de abril de 2017

No âmbito das comemorações do dia de S. Jorge, mais de 5.000 jovens entre os 6 e os 22 anos de idade, realizam no dia 22 de abril a grande festa da Região de Porto do Corpo Nacional de Escutas (CNE), no Parque Ecológico de S. Brás, Santa Cruz do Bispo.

S. Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus.

São Jorge criou em 1348 a Ordem da Jarreteira, e é com este mote que os participantes vão realizar jogos e atividades que os ajudam a desenvolver as suas capacidades a nível físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social, para serem capazes de AGIR para que o mundo em que vivemos seja mais justo e onde a paz é palavra de ordem.

A atividade tem início às 10h00, com a eucaristia, celebrada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Augusto de Azevedo, ao que se segue a abertura oficial do dia. Da parte da tarde desenrolam-se as atividades por secção, subordinadas ao tema “A Ordem da Jarreteira”, que, de acordo com o método escutista, foi escolhido e preparado pelas próprias crianças e jovens.

Enquadrado no tema anual da Região, além dos jogos e atividades adaptados a cada faixa etária, os Lobitos (6-10 anos), Exploradores (10-14 anos), Pioneiros (14-18 anos) e Caminheiros (18-22 anos), vão este ano entregar materiais didáticos ou de higiene (fruto das suas boas-ações) a 5 instituições locais de solidariedade social.

O encerramento deste grande dia tem lugar às 17h30.

Por todo o país, outras Regiões do CNE como Aveiro, Guarda, Lamego, Lisboa, Madeira, Santarém ou Viana do Castelo celebram este dia com atividades gerais ou em agrupamento, movimentando ao longo do fim de semana mais de 30.000 escuteiros.

Para mais informações: 
Gabinete de Imprensa do CNE 
imprensa@escutismo.pt 
+351 927 246 911

Ultima atualização 21.04.2017 Visualizações 2197
Voltar Partilhar