© Ricardo Perna

Peregrinação Nacional a Fátima - Set. 2016

Fátima acolhe 30.000 participantes na Peregrinação Nacional de Escuteiros.

Nos dias 8 e 9 de outubro, Fátima vai receber cerca de 30.000 participantes de todo o país na Peregrinação Nacional de Escuteiros.

Lisboa, 29 de setembro de 2016

Integrado nas celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, e no contexto do Jubileu da Misericórdia, o Corpo Nacional de Escutas desafiou todos os escuteiros a unirem-se numa Peregrinação Nacional a Fátima, a 8 e 9 de outubro próximo.

O programa desta peregrinação contempla diversas ações que levarão os escuteiros a participar em atividades e celebrações que apelam à reflexão e aprendizagem individual, mas também à comunhão em grupo e crescimento enquanto escuteiros e cristãos, através da vivência comunitária proporcionada.

No sábado, dia 8 de outubro, os participantes começarão por fazer a pé percursos de 4 a 8 km, organizados e enriquecidos com pontos de oração, reflexão, cânticos e aprendizagem histórica. Estes trilhos, 10 no total, foram criados por escuteiros da Região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas, e estão em testes para se transformarem em percursos definitivos, onde crianças e jovens poderão peregrinar até Fátima, de uma forma segura e em comunhão com a natureza, por zonas pré-estabelecidas e bem assinaladas.

Durante a tarde os escuteiros têm a oportunidade de participar em atividades diversas que se desenrolam em dezenas de comunidades religiosas que aderiram à atividade, como por exemplo a Ordem das Carmelitas Descalças ou as Religiosas do Sagrado Coração de Maria (ver listagem completa aqui ). Com temáticas pré-estabelecidas, que cada grupo cuidadosamente escolheu e preparou antes de partir para a Peregrinação, o objetivo aqui é que todos os participantes conheçam um pouco melhor a história e a mensagem de Nossa Senhora de Fátima.

Pelas 17h00 será altura da cerimónia formal de receção na Capelinha das Aparições, em que os cerca de 500 agrupamentos se consagram a Nossa Senhora de Fátima.

Às 18h00, no pórtico do acampamento junto à Basílica, entidades e convidados juntam-se a todos os participantes para se proceder à abertura de campo, com o hastear das bandeiras e interpretação do Hino Nacional por uma fanfarra de escuteiros.

As celebraçõesde sábado à noite e domingo de manhã incluem a procissão das velas, recitação do terço e Eucaristia, e serão realizadas em união e comunhão com todos os peregrinos de Fátima.

Logística
Serão mais de 4.500 as tendas montadas nos campos 12 a 15 do Santuário, e que vão acolher estes escuteiros, os seus jogos, reflexões, o convívio entre regiões e também o fundamental descanso noturno.

Logisticamente é uma operação “normal” para o Corpo Nacional de Escutas, associação que conta com cerca de 73.000 elementos e está, portanto, habituada a realizar atividades de grande envergadura.

Na noite de sábado a organização fornece aos participantes uma sopa quente, para complementar as refeições que cada agrupamento traz preparada de casa. No domingo, serão distribuídos kits de alimentos, garantindo pequeno almoço e almoço.

A Peregrinação conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourém e da Reitoria do Santuário de Fátima, e de das empresas nacionais Terra Nostra e Porminho, que contribuem com alimentos para os kits de refeição de domingo.

Ao Corpo Nacional de Escutas juntam-se em fraterna união a Associação dos Escoteiros de Portugal, a Fraternidade Nun’Alvares, a Fraternidade Escotista de Portugal e a associação espanhola Movimiento Scout Católico.

Participação - Convite
O Corpo Nacional de Escutas convida todos os jornalistas e meios de comunicação social a participarem nesta peregrinação.

A equipa da comunicação do CNE dá todo o apoio necessário na recolha de testemunhos e histórias dos diversos agrupamentos espalhados pelo país, bem como agilizará as necessárias condições para que possam acompanhar agrupamentos nas suas deslocações para Fátima e no próprio Santuário.

Esta é uma oportunidade rara de conhecer o escutismo na sua essência.

Para o efeito, será necessário efetuar a credenciação através do preenchimento de um formulário online, indicando os seus dados pessoais e/ou do meio que representa, data e horário em que pretende estar presente, e outras informações que entenda serem pertinentes.

No caso de necessitar de algum outro tipo de informação ou apoio, deverá igualmente mencioná-lo no formulário, ou pelos contactos abaixo indicados.

Em anexo:
- Programa detalhado da Peregrinação Nacional de Escuteiros

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa do CNE
psantos@escutismo.pt
918753837

asilva@escutismo.pt

gi@cne-escutismo.pt
+351 927 246 911

Ultima atualização 28.11.2016 Visualizações 1764
Voltar Partilhar