S. Pedro

S. Pedro foi o Apóstolo escolhido por Cristo para presidir à Igreja nascente, São Pedro é tão importante quanto humilde. Foi Deus quem quis tornar forte o que antes era fraco e, apesar das limitações e debilidades humanas deste Apóstolo, quis com ele empreender a obra grandiosa de construção da Igreja de Cristo.

S. Pedro foi escolhido para Patrono dos Pioneiros/Marinheiros devido à sua atitude irreverente, sendo pioneiro em diversos aspetos:

  • Pioneiro no reconhecimento de Jesus como Cristo e Filho de Deus

    S. Pedro foi o primeiro a proclamar Jesus como sendo Cristo (Messias), o Filho de Deus. Este facto é muito importante para a profissão de fé de uma comunidade que se estava a formar em volta de Jesus, bem como para a ideia da primazia de S. Pedro, no grupo dos Apóstolos.

  • Pioneiro no apoio à constituição das primeiras Comunidades Cristãs

    S. Pedro é sempre referência no surgimento das primeiras comunidades cristãs. A sua atitude para com os considerados pagãos é fundamental para que todos sejam aceites como discípulos de Cristo. O ir ao encontro, entrar nas suas casas, fazem de S. Pedro testemunho desta abertura a todos, para quem a mensagem de Jesus é missão constante.

  • Pioneiro na liderança e condução da Igreja

    É a S. Pedro que Jesus pede que olhe pelos seus irmãos na fé, apascentando as ovelhas, o rebanho de uma Igreja a nascer. Importante a necessidade de S. Pedro tomar bem consciência desta missão, pela repetição da pergunta.

S. Pedro sofreu o martírio em Roma, por volta dos anos 63-67 d.C., no tempo do imperador Nero, querendo ser crucificado de cabeça para baixo por não se considerar digno de morrer da mesma forma que Jesus.

Que inspirados pelo exemplo de S. Pedro, pioneiro em tantas coisas, sejamos capazes de chegar mais longe, aceitando e melhorando as nossas fragilidades e entregando-nos ao nosso compromisso de Pioneiros/Marinheiros, tomando parte ativa na construção das comunidades em que nos inserimos.

Ultima atualização 07.11.2016 Visualizações 16581
Voltar Partilhar