© Nuno Perestrelo

Grandes Pioneiros

Com o intuito de estimular para o arrojo e empreendedorismo de quem se desprende para construir sonhos, identificamos alguns notáveis Pioneiros que pela sua visão e persistência serão fonte de inspiração para os Pioneiros/Marinheiros. 


Notável padre jesuíta, do século XVII, escritor e orador português. Destacou-se como missionário em terras brasileiras, sendo um pioneiro na defesa dos direitos dos povos indígenas contra a exploração e escravização. Defendeu também os judeus e os cristãos-novos.


Enfermeira britânica, dos séculos XIX e XX, famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra e na utilização do modelo biomédico na enfermagem. Criou a primeira escola secular  de enfermagem do mundo, onde também lecionou durante a sua vida, constituindo-se como um exemplo de preocupação pelos enfermos e determinação pela melhoria das suas condições de tratamento.


Bailarina norte-americana, nascida em 1877, considerada a pioneira da dança moderna, contrariou as correntes de dança tradicionais e fundou diversas escolas de dança pela Europa.


Físico alemão radicado nos Estados Unidos, foi vencedor do Prémio Nobel da Física em 1921. Desenvolveu a teoria da relatividade geral e descobriu a lei do efeito fotoelétrico, constituindo-se como um pioneiro da física teórica moderna.


Casal de físicos franceses galardoados com o Prémio Nobel da Física em 1903 devido às suas investigações sobre os fenómenos da radiação, incluindo a teoria da radioactividade, tendo sido pioneiros no seu estudo.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 8202
Voltar Partilhar