© Gonçalo Vieira

Método do Projeto

O Empreendimento é um conjunto de ações inter-relacionadas que os pioneiros –, individualmente e em Equipa/Comunidade e com o apoio dos adultos da Equipa de Animação – planeiam e implementam de forma gradual com vista a atingir um objetivo último, concreto, num determinado espaço de tempo.

Um Empreendimento é, então, um conjunto de momentos e de iniciativas que podem demorar vários fins de semana de atividades e que se materializam em formas tão diversas como reuniões, jogos, acampamentos, raides, ateliês, atividades com a comunidade paroquial, viagens, entre outras. É importante, no entanto, que estas atividades procurem responder a um determinado objetivo, definido previamente e estejam interligadas.

Ao longo de um ano escutista, a Comunidade pode realizar vários Empreendimentos, cabendo ao Conselho de Guias a decisão sobre o número de projetos a realizar, os períodos temporais que procurarão ocupar e as datas de início e fim dos mesmos. Isto deve ser definido no início do ano escutista.

Para além disto, compete também a esta estrutura estabelecer – se necessário e em consonância com o que é o entendimento da Comunidade – algumas ideias que devem estar presentes nos projetos a apresentar pelas Equipas (por exemplo, estabelecer que um determinado empreendimento deve cumprir determinados objetivos ou que um acampamento deve-se realizar num determinado local).

Essa determinação deve ser estabelecida previamente ao trabalho de Idealização das Equipas.

O Empreendimento está dividido em quatro fases: Idealização e Escolha, Preparação, Realização e Avaliação


Cabe à Equipa de Animação dar início à motivação dos pioneiros, procurando o envolvimento, fomentando a criatividade, estimulando os pioneiros a irem mais além e organizando prioridades na multidão de sonhos e ideias que povoam a sua imaginação e ambição.

Depois da motivação, segue-se o momento da conceção de uma proposta de Empreendimento. Esta conceção começa na cabeça de cada pioneiro (cada um tem noção do que gostava de fazer e das ações concretas que tem de realizar para validar os objetivos que escolheu) e é seguida de um trabalho de diálogo dentro da Equipa, que tem de se entender para apresentar um projeto comum.

A seguir é feita a apresentação de cada uma das propostas, em Conselho de Comunidade, competindo a cada Equipa fazer uma apresentação o mais atrativa possível o projeto que concebeu (deve saber “vender” o seu trabalho).

Todo este processo termina com a escolha de uma das propostas, momento importante para a formação da cidadania a nível do que é decisão democrática.

Depois da escolha, cada Equipa deve pensar como se pode melhorar a proposta vencedora e de que forma é que uma proposta boa se pode tornar num espetacular Empreendimento. Também a Equipa de Animação deve proceder ao mesmo esforço e à mesma análise. Estamos, assim, num momento de enriquecimento, em que se aperfeiçoa a proposta vencedora, muitas vezes com contributos das propostas preteridas.

O Enriquecimento é, talvez, a fase do Empreendimento em que o papel do dirigente é mais relevante e para a qual são necessárias várias competências.

Feito esse trabalho em Equipa, o Conselho de Guias reúne para definir concretamente as características do Empreendimento. Após este enriquecimento, cabe-lhe definir os passos seguintes até à realização de cada uma das diferentes atividades.


A terceira fase do Empreendimento é a da Realização, o momento da vivência concreta do Empreendimento. Esta é a fase em que as coisas acontecem, se constroem e se materializam na atividade que foi preparada (acampamento, raid, etc.).
A quarta etapa é a da Avaliação, ou seja a identificação – primeiro individual e depois coletiva (em Equipa e/ou em Comunidade) – do que correu bem, do que correu menos bem e do que correu mal na concretização dos objetivos definidos. Essa avaliação deve ser feita em consciência e com toda a honestidade.
É nesta fase também que a Comunidade celebra a sua evolução, partilhando as vivências que a enriqueceram e registando o progresso alcançado pelos seus elementos.

Ultima atualização 29.11.2016 Visualizações 13948
Voltar Partilhar