“ A linguagem da selva, a utilização dos totens, as palavras-chave e os cânticos. 
Eis alguns dos principais aspetos da vida da Alcateia 
nos quais o ambiente da selva se vive continuamente.” 
Alaiii!

Num Covil, existem os seguintes elementos, que atuam como propulsores do Espírito da Alcateia e dão vida ao Imaginário da Selva:

Mastro de Honra, Mastro Totem ou Vara Totem
É o símbolo máximo da Alcateia, ocupando um lugar de destaque no Covil e onde se registam também dados importantes da vida da Alcateia: atividades de relevo, Caçadas, etc.
Cada Alcateia deve possuir o seu Mastro de Honra: uma vara encimada por uma Cabeça de Lobo, a qual pode ser desenhada, recortada, esculpida, etc, nos mais diversos materiais e que acompanha a Alcateia para o lado.


É um caderno onde se registam as atividades e acontecimentos marcantes da vida da Alcateia, onde se guardam as memórias de todos os Lobitos que já passaram pela Alcateia, os registos das Caçadas, tradições da Alcateia, etc.



Elemento importante do Projeto, possui duas funções importantes: manter vivo e presente o Imaginário da Caçada e disponibilizar informações importantes (objetivos, datas, locais, atividades, materiais, tarefas). Deve, portanto, ser um painel vivo, colorido, dinâmico, com vida própria e em cuja criação e manutenção os Lobitos podem colaborar.


Possibilita aos Lobitos a visualização do seu próprio Progresso. Deve ser atrativo, dinâmico, ter vida e ser atualizado sempre que necessário. Os próprios Lobitos podem colaborar na sua montagem e atualização.


Permite o registo das pontuações mas também a visualização dos objetivos para os quais os Bandos e cada Lobito devem trabalhar: espírito de bando, arrumação, comportamento, pontualidade, assiduidade, etc.

Ultima atualização 03.11.2016 Visualizações 6271
Voltar Partilhar