© Bruna Coelho

O compromisso de adultos

O Compromisso é o ato pelo qual o adulto assume viver de acordo com a Lei do Escuta e os Princípios do Corpo Nacional de Escutas, e desempenhar o papel de educador na Associação, com os requisitos e as consequências que lhe são intrínsecos em termos de permanente atitude pedagógica, garantia do bem-estar e segurança, e vivo testemunho apostólico.

O compromisso do Adulto no Escutismo com o Corpo Nacional de Escutas, engloba as seguintes etapas:

Adesão
Ato prévio ao Percurso Inicial de Formação, através do qual o indivíduo convidado constitui-se, a partir de então, como Candidato a Dirigente.

Promessa de Dirigente
Ato solene, dotado de ritual próprio descrito em documento específico, através do qual, e a partir do qual, o Candidato a Dirigente assume plenamente os direitos, deveres e obrigações de um Dirigente no Corpo Nacional de Escutas.

A Promessa de Dirigente, ainda que em termos de fórmula e ritual se assemelhe e inspire na Promessa pela qual os jovens aderem ao ideal escutista no Corpo Nacional de Escutas, diferencia-se substancialmente desta por englobar a dimensão educativa.

Aceitação de Mandato
Ato de assunção de cargos, funções ou tarefas, através do qual o Adulto no Escutismo manifesta a aceitação das atribuições e condições associadas ao respetivo desempenho.

No caso específico dos cargos eletivos, este ato está consubstanciado no respetivo termo de posse, conforme atribuições estatuídas em sede regulamentar.

No caso de cargos por indigitação ou outras funções e tarefas, este ato assume um carácter mais ou menos formal, consoante o entendimento entre as partes e a conveniência local.

Ultima atualização 28.11.2016 Visualizações 561
Voltar Partilhar