Especialidades

Voluntário Internacional

O que se entrega a uma causa internacional

Áreas
Comunidade, Mundo Global

Lobitos

Base

1. Conhece e pratica o conceito de “ajudar”.
2. Visita as instalações da Cruz Vermelha/Assistência Médica Internacional/Médicos sem Fronteiras, Missionários ou outra associação local de voluntariado
internacional.
3. Identifica uma organização portuguesa que trabalhe na área da educação em países lusófonos e colabora na angariação de material escolar.

Avançados

4. Conhece a Declaração dos Direitos da Criança através de documentários/pesquisas e elabora uma exposição sobre o tema.
5. Compreende que voluntariado não é apenas humanitário, podendo ser-se voluntário em ações culturais, religiosas, de desenvolvimento local, de partilha
de conhecimento, entre outras. Procura testemunhos ou histórias de três pessoas que tenham feito voluntariado em áreas diferentes.
6. Organiza uma recolha de brinquedos, livros ou material escolar e responsabiliza-te pelo seu envio.

Exploradores e Moços

Base

1. Conhece a Declaração dos Direitos da Criança através de documentários/pesquisas e elabora uma exposição sobre o tema.
2. Compreende que voluntariado não é apenas humanitário, podendo ser-se voluntário em ações culturais, religiosas, de desenvolvimento local, de partilha
de conhecimento, entre outras. Procura testemunhos ou histórias de três pessoas que tenham feito voluntariado em áreas diferentes.
3. Organiza uma recolha de brinquedos, livros ou material escolar e responsabiliza-te pelo seu envio.

Avançados

4. Organiza uma campanha de sensibilização para uma das oito áreas de intervenção dos Objetivos do Milénio.
5. Publicita no teu agrupamento (através de uma exposição ou conferência) um projeto de voluntariado internacional em que tenham participado escuteiros ou membros da tua comunidade local.
6. Entrevista, presencialmente ou por e-mail, um voluntário de outro país que habite na comunidade local, ou perto. Conhece as suas origens, o que o trouxe a Portugal e em que tipo de projeto está integrado.

Pioneiros e Marinheiros

Base

1. Organiza uma campanha de sensibilização para uma das oito áreas de intervenção dos Objetivos do Milénio.
2. Publicita no teu agrupamento (através de uma exposição ou conferência) um projeto de voluntariado internacional em que tenham participado escuteiros ou membros da tua comunidade local.
3. Entrevista, presencialmente ou por e-mail, um voluntário de outro país que habite na comunidade local, ou perto. Conhece as suas origens, o que o trouxe a Portugal e em que tipo de projeto está integrado.

Avançados

4. Constrói e executa um projeto de voluntariado internacional na tua comunidade.
5. Faz voluntariado internacional.
6. Conhece e apresenta à Unidade as diversas oportunidades que programas nacionais e europeus promovem no âmbito de voluntariado internacional jovem.

Caminheiros e Companheiros

Base

1. Constrói e executa um projeto de voluntariado internacional na tua comunidade.
2. Faz voluntariado internacional.
3. Conhece e apresenta à Unidade as diversas oportunidades que programas nacionais e europeus promovem no âmbito de voluntariado internacional jovem.

Avançados

4. Colabora com ações existentes de voluntariado ou cria uma própria. Contacta com Agrupamentos que já tenham feito atividades semelhantes.
5. Passa três meses num país ou continente diferente.
6. Traz à Sede de Agrupamento um voluntário ou missionário que possa transmitir exemplos e informações úteis sobre possibilidades internacionais.

Ultima atualização 21.12.2016 Visualizações 1583
Voltar Partilhar