Especialidades

Jornalista

Aquele que dá a conhecer informação

Áreas
Comunicação, Tecnologia

Lobitos

Base

1, Noticia um acontecimento da vida da Unidade tendo em consideração os princípios base de uma notícia (O Quê, Quem, Onde, Quando, Como, Porquê?)
2. Escreve a notícia a computador para ser publicada (por exemplo, jornal de parede, website do agrupamento, da unidade, jornal da paróquia)
3.  Faz um resumo de um episódio do “Livro da Selva” onde identifiques claramente os factos mais relevantes e as principais personagens. A apresentação deve ser original e combinar texto, imagem, voz ou vídeo.

Avançados

4. Elabora um “panfleto” informativo sobre a tua Unidade ou visita um órgão de comunicação social.
5. Enumera vários meios de comunicação e explica as diferenças entre cada um através da elaboração de um painel informativo ou cartaz.
6. Demonstra o teu bom aproveitamento escolar em Língua Portuguesa e evidencia capacidades de comunicação e expressão oral em diferentes momentos (por exemplo, apresentações, participação no fogo de conselho).

Exploradores e Moços

Base

1. Elabora um “panfleto” informativo sobre a tua Unidade ou visita um órgão de comunicação social.
2. Enumera vários meios de comunicação e explica as diferenças entre cada um através da elaboração de um painel informativo ou cartaz.
3. Demonstra o teu bom aproveitamento escolar em Língua Portuguesa e evidencia capacidades de comunicação e expressão oral em diferentes momentos (por exemplo, apresentações, participação no fogo de conselho).

Avançados

4. Identifica diferentes géneros jornalísticos: reportagem, entrevista, crónica, opinião ou outros.
5. Faz uma reportagem “radiofónica” ou escrita sobre um raide ou atividade técnica de orientação realizada durante o ano escutista. O trabalho deve ser publicado na página online da Unidade ou do Agrupamento, no jornal de parede ou noutra publicação escutista.
6. Traduz e resume um texto “escutista” ou artigo “sobre técnica escutista” numa língua estrangeira.

Pioneiros e Marinheiros

Base

1. Identifica diferentes géneros jornalísticos: reportagem, entrevista, crónica, opinião ou outros.
2. Faz uma reportagem “radiofónica” ou escrita sobre um raide ou atividade técnica de orientação realizada durante o ano escutista. O trabalho deve ser publicado na página online da Unidade ou do Agrupamento, no jornal de parede ou noutra publicação escutista.
3. Traduz e resume um texto “escutista” ou artigo “sobre técnica escutista” numa língua estrangeira.

Avançados

4. Cria, gere e administra durante um ano escutista um website pessoal ou da Unidade, usando normas gramaticais e ortográficas corretas.
5. Faz o perfil de um elemento do Agrupamento ou da Unidade. A apresentação do perfil é à escolha, escrito, áudio ou audiovisual.
6. Demonstra o teu bom aproveitamento escolar em Língua Portuguesa, elabora e publica numa rede social online um trabalho jornalístico que resuma a história da Imprensa.

Caminheiros e Companheiros

Base

1. Cria, gere e administra durante um ano escutista um website pessoal ou da Unidade, usando normas gramaticais e ortográficas corretas.
2. Faz o perfil de um elemento do Agrupamento ou da Unidade. A apresentação do perfil é à escolha, escrito, áudio ou audiovisual.
3. Demonstra o teu bom aproveitamento escolar em Língua Portuguesa, elabora e publica numa rede social online um trabalho jornalístico que resuma a história da Imprensa.

Avançados

4. Colabora com regularidade num órgão de comunicação local, regional ou nacional.
5. Elabora um documentário ou escreve um livro sobre a história do Agrupamento, assegurando que uma noticias do seu lançamento num orgão de comunicação regional, nacional ou na revista Flor-de-Lis.
6. Obtém a carteira profissional ou de estagiário de Jornalista, frequenta com aproveitamento um curso de Jornalismo ou comprova a frequência no 2º ano de um curso superior na área do Jornalismo.

Ultima atualização 21.12.2016 Visualizações 1188
Voltar Partilhar