Especialidades

Fotógrafo Naturalista

O que fotografa a natureza

Áreas
Ambiente, Comunicação, Vida em Campo

Lobitos

Base

1. Demonstra que sabes operar de forma básica uma máquina fotográfica: pegar corretamente na máquina, ligar e desligar, tirar fotografias, nunca tocar a lente com os dedos e ter cuidado com o seu transporte.
2. Num acampamento da Unidade, tira fotografias dos espaços verdes (flores, árvores, vegetação) e com a ajuda de um animador atribui o nome correto do objeto fotografado.
3. Seleciona algumas das fotos que tiraste e expõe no placar da sede colocando uma legenda em cada uma das fotografias (com o nome da planta, árvore ou vegetação que fotografaste).

Avançados

4. Utiliza uma máquina fotográfica compacta com zoom e tira fotografias de paisagem natural tirando sempre duas fotos de cada paisagem. Uma na vertical e outra na horizontal.
5. Descarrega as fotografias para um computador e, com a ajuda da equipa de animação, analisa, descreve e legenda as fotografias de paisagem que  tiraste, selecionando o conjunto de fotos que gostaste mais.
6. Com a ajuda da equipa de animação cria um portfólio no Blog/Site do Agrupamento e descarrega o trabalho que fizeste com as fotos de paisagem que mais gostaste. Dá a conhecer ao resto do Agrupamento.

Exploradores e Moços

Base

1. Utiliza uma máquina fotográfica compacta com zoom e tira fotografias de paisagem natural tirando sempre duas fotos de cada paisagem. Uma na vertical e outra na horizontal.
2. Descarrega as fotografias para um computador e, com a ajuda da equipa de animação, analisa, descreve e legenda as fotografias de paisagem que  tiraste, selecionando o conjunto de fotos que gostaste mais.
3. Com a ajuda da equipa de animação cria um portfólio no Blog/Site do Agrupamento e descarrega o trabalho que fizeste com as fotos de paisagem que mais gostaste. Dá a conhecer ao resto do Agrupamento.

Avançados

4. Nas fotografias de natureza e de paisagem tem em atenção a Regra dos Terços, zoom e pontos de perspetiva. Realiza pelo menos 3 fotografias de cada um dos itens.
5. Observa cuidadosamente à tua volta e aproveita os pormenores das flores, plantas, arbustos, folhas usando o modo macro para tirar fotografias aos pequenos pormenores.
6. Conhece e utiliza as vantagens de um tripé na Fotografia de Paisagem e na Macro Fotografia. Faz pelo menos três fotografias de cada usando o tripé.

Pioneiros e Marinheiros

Base

1. Nas fotografias de natureza e de paisagem tem em atenção a Regra dos Terços, zoom e pontos de perspetiva. Realiza pelo menos 3 fotografias de cada um dos itens.
2. Observa cuidadosamente à tua volta e aproveita os pormenores das flores, plantas, arbustos, folhas usando o modo macro para tirar fotografias aos pequenos pormenores.
3. Conhece e utiliza as vantagens de um tripé na Fotografia de Paisagem e na Macro Fotografia. Faz pelo menos três fotografias de cada usando o tripé.

Avançados

4. Elabora uma lista de material necessário ao fotógrafo de natureza, desde o material individual até ao material fotográfico dando ênfase às DSLR’s. Organiza um atelier para a tua comunidade sobre estes itens explicando a utilidade de cada um.
5. A fotografia de natureza, por vezes, torna-se difícil de realizar em virtude das diferenças de luz existentes no mesmo espaço. Por outro lado, temos de aproveitar a luz existente e daí tirar a melhor imagem possível. Identifica qual o ou os períodos considerados ideais pelos fotógrafos para fotografar e usando um DSRL tira pelo menos 3 fotografias em cada um desses 3 períodos.
6. Descreve o funcionamento de uma DSLR e o uso de uma lente grande angular, como uma lente privilegiada para a fotografia de paisagem obtendo um efeito de perspetiva mais forte, quer seja a captar vistas gerais, perto e longe, verticais. Elabora 3 fotografias de cada situação.

Caminheiros e Companheiros

Base

1. Elabora uma lista de material necessário ao fotógrafo de natureza, desde o material individual até ao material fotográfico dando ênfase às DSLR’s. Organiza um atelier para a tua comunidade sobre estes itens explicando a utilidade de cada um.
2. A fotografia de natureza, por vezes, torna-se difícil de realizar em virtude das diferenças de luz existentes no mesmo espaço. Por outro lado, temos de aproveitar a luz existente e daí tirar a melhor imagem possível. Identifica qual o ou os períodos considerados ideais pelos fotógrafos para fotografar e usando um DSRL tira pelo menos 3 fotografias em cada um desses 3 períodos.
3. Descreve o funcionamento de uma DSLR e o uso de uma lente grande angular, como uma lente privilegiada para a fotografia de paisagem obtendo um efeito de perspetiva mais forte, quer seja a captar vistas gerais, perto e longe, verticais. Elabora 3 fotografias de cada situação.

Avançados

1. Descobre o impacto do controlo da abertura  na fotografia e o resultado da Profundidade de Campo na fotografia de natureza e paisagem. Utiliza um tripé e elabora 10 fotografias de cada uma das situações. Fotografia de pormenores (flores, folhas, arbustos) e de paisagem, tendo sempre em atenção qual a profundidade de campo que deve ser usada em cada uma das situações.
2. Elabora um projeto de fotografia de natureza que registe em imagens a ligação do escutismo enquanto movimento que tem como local privilegiado de formação, a natureza. No final deves selecionar as 10 imagens que consideras que caracterizam melhor o conceito do projeto que elaboraste.
3. Idealiza e monta uma exposição na tua sede, com base no projeto de fotografia. promove e dá a conhecer.

Ultima atualização 21.12.2016 Visualizações 1653
Voltar Partilhar