Especialidades

Sinaleiro

Aquele que sabe fazer e ler sinais

Áreas
Comunicação, Vida em Campo

Lobitos

Base

1. Identifica os principais sinais de trânsito e qual o seu significado (mínimo de 5).
2. Identifica e faz os principais sinais de pista (início e fim de pista, voltar à esquerda e à direita, caminho a seguir e a evitar, voltar ao ponto de partida, tipos de mensagem escondida).
3. Conhece todos os sinais feitos com os braços e mãos utilizados no Escutismo.

Avançados

4. Conhece os principais códigos sonoros utilizados em acampamento (em morse): C, G, T, S.
5. Conhece um mínimo de 3 cifras utilizadas por escuteiros. Cifra e decifra sem apoio de manuais uma mensagem com um mínimo de 40 letras, errando no máximo 10% das mesmas
6. Envia e recebe, com apoio, uma mensagem em alfabeto semafórico com o mínimo de 20 letras, errando no máximo 10% das mesmas.

Exploradores e Moços

Base

1. Conhece os principais códigos sonoros utilizados em acampamento (em morse): C, G, T, S.
2. Conhece um mínimo de 3 cifras utilizadas por escuteiros. Cifra e decifra sem apoio de manuais uma mensagem com um mínimo de 40 letras, errando no máximo 10% das mesmas.
3. Envia e recebe, com apoio, uma mensagem em alfabeto semafórico com o mínimo de 20 letras, errando no máximo 10% das mesmas.

Avançados

4. Conhece (identifica e faz) os principais sinais de pista (indicados anteriormente). Monta um percurso utilizando sinais de pista para a tua Patrulha/ Expedição, executando os sinais recorrendo a um mínimo de três formas diferentes (p.ex., pedras, paus, ...). Este percurso deve ter, no mínimo, 1 km de extensão.
5. Sabe quais os principais sinais internacionais de socorro utilizados em caso de emergência.
6. Comunica utilizando o walkie-talkie e utilizando as principais expressões de serviço (escuto, terminado, recebido, repita, interrogo, aqui, negativo, afirmativo, transmita, algarismos, eu soletro).

Pioneiros e Marinheiros

Base

1. Conhece (identifica e faz) os principais sinais de pista (indicados anteriormente). Monta um percurso utilizando sinais de pista para a tua Patrulha/ Expedição, executando os sinais recorrendo a um mínimo de três formas diferentes (p.ex., pedras, paus, ...). Este percurso deve ter, no mínimo, 1 km de extensão.
2. Sabe quais os principais sinais internacionais de socorro utilizados em caso de emergência.
3. Comunica utilizando o walkie-talkie e utilizando as principais expressões de serviço (escuto, terminado, recebido, repita, interrogo, aqui, negativo, afirmativo, transmita, algarismos, eu soletro).

Avançados

4. Sabe o alfabeto morse; recebe e transmite sem apoio uma mensagem com o mínimo de 100 letras, errando no máximo 5% das mesmas e utilizando dois métodos de transmissão diferentes (em duas transmissões distintas). Destas duas transmissões, uma terá que ser feita de noite.
5. Sabe o alfabeto semafórico; recebe e transmite sem apoio uma mensagem com o mínimo de 60 letras, errando no máximo 5% das mesmas e com uma cadência mínima de 25 letras por minuto.
6. Conhece as bandeiras de sinais, o seu significado e como se faz a sua leitura quando hasteadas.

Caminheiros e Companheiros

Base

1. Sabe o alfabeto morse; recebe e transmite sem apoio uma mensagem com o mínimo de 100 letras, errando no máximo 5% das mesmas e utilizando dois métodos de transmissão diferentes (em duas transmissões distintas). Destas duas transmissões, uma terá que ser feita de noite.
2. Sabe o alfabeto semafórico; recebe e transmite sem apoio uma mensagem com o mínimo de 60 letras, errando no máximo 5% das mesmas e com uma cadência mínima de 25 letras por minuto.
3. Conhece as bandeiras de sinais, o seu significado e como se faz a sua leitura quando hasteadas.

Avançados

4. Conhece a Língua Gestual Portuguesa (letras e principais expressões). Sem apoio, transmite e recebe uma mensagem com o mínimo de 40 letras, errando no máximo 10% das mesmas.
5. Conhece o alfabeto braille. Sem apoio, lê uma mensagem com o mínimo de 40 letras, errando no máximo 10% das mesmas.
6. Conhece o Alfabeto Radiotelefónico Internacional e realiza uma comunicação por walkie-talkie utilizando as principais expressões de serviço (escuto, terminado, recebido, repita, interrogo, aqui, negativo, afirmativo, transmita, algarismos, eu soletro).

Ultima atualização 21.12.2016 Visualizações 1398
Voltar Partilhar