Especialidades

Pioneirista

Aquele que domina o pioneirismo em campo

Áreas
Ambiente, Vida em Campo

Lobitos

Base

Não se aplica a esta secção

Avançados

Não se aplica a esta secção

Exploradores e Moços

Base

1. Faz e sabe quais as aplicações dos seguintes nós e ligações: nó direito, nó de barqueiro, nó de pedreiro, volta de fiel, botão em cruz e botão em esquadria.
2. Executa sozinho um cavalete. Em Patrulha, executa uma pequena construção (mesa, cozinha), sendo o responsável pela execução do projeto. Esta pequena construção deve ter um mínimo de 15 ligações e as dimensões mínimas de 2x1x1 metros.
3. Descreve os cuidados na manutenção e armazenagem de cordas. Falcaça os dois chicotes de uma corda de forma a impedir que esta se desfie utilizando dois métodos de falcaçar diferentes.

Avançados

4. Enuncia os principais riscos associados à execução de projetos de pioneirismo e quais as medidas necessárias para os evitar ou minorar.
5. Executa um plano de uma grande construção contendo a listagem detalhada do material e esquemas de montagem.
6. Conhece as ferramentas utilizadas em froissartage (nome, uso e cuidados com a sua manutenção) e executa um mínimo de 2 ensambladuras diferentes (p.ex., à meia madeira, caixa e espiga, …).

Pioneiros e Marinheiros

Base

1. Enuncia os principais riscos associados à execução de projetos de pioneirismo e quais as medidas necessárias para os evitar ou minorar.
2. Executa um plano de uma grande construção contendo a listagem detalhada do material e esquemas de montagem.
3. Conhece as ferramentas utilizadas em froissartage (nome, uso e cuidados com a sua manutenção) e executa um mínimo de 2 ensambladuras diferentes (p.ex., à meia madeira, caixa e espiga, …).

Avançados

4. Executa, no mínimo, 2 grandes construções em Equipa, sendo o principal responsável pelos projetos. Cada construção deve ter um mínimo de 25 ligações e um tamanho mínimo de 2,5x2x1,5 metros. As duas construções têm ser precedidas de realização de uma maquete e respetivo plano de execução.
5. Descreve os cuidados na manutenção e armazenagem de cordas. Executa a pinha invertida, costura redonda e costura de mão.
6. Faz todos os nós e ligações descritos nas provas dos exploradores, mais: Nós: barca, escota, encurtar, lais de guia singelo e dobrado, cabeça de cotovia, camionista; Ligações: peito de morte, botão de torniquete. Identifica os principais pontos fracos dos nós e ligações descritos nesta especialidade.

Caminheiros e Companheiros

Base

1. Executa, no mínimo, 2 grandes construções em Equipa, sendo o principal responsável pelos projetos. Cada construção deve ter um mínimo de 25 ligações e um tamanho mínimo de 2,5x2x1,5 metros. As duas construções têm ser precedidas de realização de uma maquete e respetivo plano de execução.
2. Descreve os cuidados na manutenção e armazenagem de cordas. Executa a pinha invertida, costura redonda e costura de mão.
3. Faz todos os nós e ligações descritos nas provas dos exploradores, mais: Nós: barca, escota, encurtar, lais de guia singelo e dobrado, cabeça de cotovia, camionista; Ligações: peito de morte, botão de torniquete. Identifica os principais pontos fracos dos nós e ligações descritos nesta especialidade.

Avançados

4. Aplica as diversas técnicas de ancoragem. Utilizando essas técnicas, planeia e executa em Tribo ou em Clã (como responsável pelo projeto) no mínimo uma grande construção, precedida obrigatoriamente de uma maquete e respetivo plano de execução. A construção deve ter um mínimo de 35 ligações e um tamanho mínimo de 3,5x2,5x2 metros.
5. Demonstra o uso de desmultiplicação de forças, montando e operando com segurança um sistema de desmultiplicação de forças em apoio a uma grande construção.
6. Identifica os procedimentos para abater uma árvore em segurança. Abate uma árvore em segurança, com a altura mínima de 8 metros.

Ultima atualização 21.12.2016 Visualizações 2693
Voltar Partilhar