Especialidades

Bibliotecário

O que cuida da biblioteca

Áreas
Comunicação, Cultura

Lobitos

Base

1. Organiza a biblioteca da tua Unidade, elabora uma lista com todos os livros e assegura a sua manutenção e limpeza durante um mês.
2. Elabora um placard de requisição com o nome do requisitante, data do empréstimo, título do livro, e data de devolução.
3. Propõe um jogo de cidade que inclua uma visita à Biblioteca Municipal e explica como se pode requisitar livros.

Avançados

4. Elabora uma lista completa da biblioteca da Unidade, organizada por tema, título, autor, ano e editora.
5. Regista o estado de conservação dos livros num caderno de capa dura (se estão rasgados, se faltam páginas ou qualquer outro dano).
6. Consulta os chefes e elementos da tua Unidade para saber que livros fazem falta na biblioteca e sugere uma iniciativa para angariação de fundos para comprar um livro.

Exploradores e Moços

Base

1. Elabora uma lista completa da biblioteca da Unidade, organizada por tema, título, autor, ano e editora.
2. Regista o estado de conservação dos livros num caderno de capa dura (se estão rasgados, se faltam páginas ou qualquer outro dano).
3. Consulta os chefes e elementos da tua Unidade para saber que livros fazem falta na biblioteca e sugere uma iniciativa para angariação de fundos para comprar um livro.

Avançados

4. Procede à atualização trimestral do património bibliotecário do Agrupamento numa base de dados informática (ex: Excel).
5. Realiza uma angariação de fundos para compra de novos livros para o Agrupamento (escutistas, formação, religiosos ou outros).
6. Organiza uma visita à Biblioteca Municipal e proporciona à tua Unidade um atelier de restauro, organização e/ou preservação de livros.

Pioneiros e Marinheiros

Base

1. Procede à atualização trimestral do património bibliotecário do Agrupamento numa base de dados informática (ex: Excel).
2. Realiza uma angariação de fundos para compra de novos livros para o Agrupamento (escutistas, formação, religiosos ou outros).
3. Organiza uma visita à Biblioteca Municipal e proporciona à tua Unidade um atelier de restauro, organização e/ou preservação de livros.

Avançados

4. Assegura e mantém a biblioteca do Agrupamento em pleno funcionamento, com fácil consulta de obras e formulário de requisição obrigatório.
5. Colabora um dia com um bibliotecário profissional em contexto externo (por exemplo, biblioteca municipal, escolar ou outra).
6. Promove uma feira do livro escutista dentro do agrupamento onde possam estar disponíveis as várias publicações do CNE.

Caminheiros e Companheiros

Base

1. Assegura e mantém a biblioteca do Agrupamento em pleno funcionamento, com fácil consulta de obras e formulário de requisição obrigatório.
2. Colabora um dia com um bibliotecário profissional em contexto externo (por exemplo, biblioteca municipal, escolar ou outra).
3. Promove uma feira do livro escutista dentro do agrupamento onde possam estar disponíveis as várias publicações do CNE.

Avançados

4. Procede ao levantamento de obras em falta que possam interessar às restantes Unidades e mantém o espírito de consulta bibliográfica no Agrupamento através de ateliers de leitura (Livro da Selva, Escutismo para Rapazes, Caminho do Triunfo, entre outras que consideres relevantes).
5. Contacta uma entidade recetora para que possas colaborar numa biblioteca profissional durante o tempo mínimo de vinte horas.
6. Contacta editoras ligadas ao âmbito escutista e promove uma feira do livro destinada a vários Agrupamentos, onde possam estar presentes as várias edições do CNE e/ou outros materiais bibliográficos uteis às Unidades.

Ultima atualização 21.12.2016 Visualizações 1181
Voltar Partilhar