Especialidades

Carpinteiro Naval

O que cria barcos

Áreas
Artes e Ofícios, Mar

Lobitos

Base

1. Lista os nomes das diversas partes que constituem uma embarcação.
2. Ajuda em tarefas simples como lixar madeira, sabendo escolher a lixa apropriada, raspar tinta...
3. Monta, com ajuda, uma peça de palamenta com varias partes, seguindo instruções.

Avançados

4. Enumera e utiliza as principais ferramentas utilizadas em carpintaria (fita métrica, esquadro, serrote, formão, grosas e limas, lixa, engenhos de furar...).
5. Constrói uma peça de palamenta simples, por corte de painel com serra manual (pagaia, cana de leme...).
6. Ajuda a montar ferragens numa embarcação (aperto, selante...).

Exploradores e Moços

Base

1. Enumera e utiliza as principais ferramentas utilizadas em carpintaria (Fita métrica, esquadro, serrote, formão, grosas e limas, lixa, engenhos de furar...).
2. Constrói uma peça de palamenta simples, por corte de painel (pagaia, cana de leme...).
3. Ajuda a montar ferragens numa embarcação (aperto, selante...).

Avançados

4. Efetua uma reparação de uma peça de palamenta danificada, envolvendo colagem e tratamento de proteção de superficie (pintura, envernizamento).
5. Participa na manutenção anual de uma embarcação e numa reparação em fibra de vidro ou madeira.
6. Constrói uma peça simples de palamenta (porta de leme, patilhão, remo, pagaia...), a partir de vários blocos de madeira unidos com cola e entalhes/bucha de madeira.

Pioneiros e Marinheiros

Base

1. Efetua uma reparação de uma peça de palamenta danificada, envolvendo colagem e tratamento de proteção de superficie (pintura, envernizamento).
2. Participa na manutenção anual de uma embarcação e numa reparação em fibra de vidro ou madeira.
3. Constrói uma peça simples de palamenta (porta de leme, patilhão, remo, pagaia...), a partir de vários blocos de madeira unidos com cola e entalhes/bucha de madeira.

Avançados

4. Interpreta os planos de uma embarcação, transpondo as dimensões e formas dos planos para a embarcação e vice-versa. (em papel ou em software CAD), construindo uma peça de palamenta composta de várias partes (leme, paneiro, mastro, retranca...) a partir de planos.
5. Descreve os princípios de equilibrio e flutuabilidade de uma embarcação.
6. Executa diversas técnicas de proteção da supertficie de madeiras/metais/materiais compósitos (tinta, verniz, gel...), identificando as suas vantagens, desvantagens, aplicação e tempos de secagem.

Caminheiros e Companheiros

Base

1. Interpreta os planos de uma embarcação, transpondo as dimensões e formas dos planos para a embarcação e vice-versa. (em papel ou em software CAD), construindo uma peça de palamenta composta de várias partes (leme, paneiro, mastro, retranca...) a partir de planos.
2. Descreve os princípios de equilibrio e flutuabilidade de uma embarcação.
3. Executa diversas técnicas de proteção da supertficie de madeiras/metais/materiais compósitos (tinta, verniz, gel...), identificando as suas vantagens, desvantagens, aplicação e tempos de secagem.

Avançados

4. Escolhe e dimensiona as diversas ferragens e peças de palamenta a incluir numa embarcação tendo em conta a sua utilização, resistencia, dimensões e custos.
5. Participa na totalidade de um projecto de construção de uma embarcação utilizando uma técnica à escolha (tradicional, laminagem, “Stitch & Glue”, Lapstrake”, “Strip build”...).
6. Idealiza e executa um plano de grande manutenção/reparação (estrutural) de uma embarcação do agrupamento ou local (desenhos, plantas, orçamento, cronogramas, execução).

Ultima atualização 21.12.2016 Visualizações 602
Voltar Partilhar