Enquadramento pedagógico

Especialidades e Desenvolvimento Pessoal
O intuito pedagógico das especialidades é que cada criança e jovem possa – pesquisando, aprendendo, experimentando, vivenciando – desenvolver e aprofundar conhecimentos, competências e atitudes que, por se enquadrarem no campo dos seus interesses, ou de busca ou aprofundamento destes, possam constituir-se como elementos relevantes na estruturação de um percurso vocacional seja em termos de possível vida profissional, seja em termos de interesses pessoais de diversa índole.

Especialidades e Sistema de Progresso
O sistema de progresso visa aferir o desenvolvimento integral da criança e do jovem, segundo as seis áreas de desenvolvimento pessoal preconizadas, através da verificação do cumprimento de objetivos educativos. O sistema de especialidades, tendo um objetivo complementar a este, o de possibilitar o desenvolvimento de interesses particulares, não deixa porém de com ele se articular. Ora, a obtenção de uma especialidade pode perfeitamente estar associada e contribuir para atingir um ou mais objetivos educativos, dentro da área de desenvolvimento pessoal em que melhor se possa coadunar e na medida que se coadune. Assim, o sistema de especialidades pode, e deve, ser usado como um complemento ao sistema de progresso também nesta aceção, mas de maneira alguma substitui as outras oportunidades educativas que possam existir, não devendo, portanto, os objetivos educativos ser atingidos exclusivamente através das especialidades. Uma especialidade é uma oportunidade educativa tão importante como o desempenho de um cargo ou a participação numa atividade escutista, entre outras.

Ultima atualização 06.11.2016 Visualizações 1202
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