O período do Estágio, com uma duração normal de um ano, visa propiciar ao Candidato a Dirigente – que continua integrado na Equipa de Animação de uma unidade e a ser acompanhado por um Tutor Local – uma vivência experiencial mais aprofundada, a qual lhe permite consolidar os conhecimentos, competências e atitudes próprios de um Dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

O início do Estágio decorre da vontade do Candidato a Dirigente em prosseguir o Percurso Inicial de Formação, a qual carece de prévia validação da fase do Discernimento, incluindo a verificação da conclusão com aproveitamento das diversas componentes daquela fase.

A validação da fase do Discernimento deve realizar-se em contexto de conversação entre o Chefe de Agrupamento, o Assistente de Agrupamento, o Chefe da Unidade em cuja Equipa de Animação o Candidato a Dirigente prestou serviço e o Tutor Local. Em alternativa, pode realizar-se em Reunião de Direção, contanto que o Tutor Local participe naquele momento.

O Candidato a Dirigente, caso se entenda necessário e adequado, pode ser interpelado a participar nestas conversações.

Tutoria
A Tutoria, exercida por um Tutor Local que acompanha o Candidato a Dirigente, ao longo deste período em que este continua integrado numa Equipa de Animação de uma unidade, visa continuar a assegurar-lhe um acompanhamento formativo pessoal em termos de orientação, progressão e avaliação, nos novos desafios e oportunidades que esta fase encerra.

O Tutor Local de Formação – previsivelmente o mesmo da fase do Discernimento – deve, idealmente, ser o Dirigente a quem o Candidato a Dirigente vai reportar em termos da Equipa de Animação em que se encontra integrado, ou o Chefe de Agrupamento.

Para o exercício das suas funções deve ter formação básica nas áreas de tutoria e de acompanhamento ativo em formação.

A animação da Tutoria deve assegurar todas as funções e os encargos próprios do Tutor, ou que lhe sejam cometidos, procurando fazê-lo de um modo personalizado que se consubstancia numa caminhada conjunta entre o Tutor e o Candidato a Dirigente.

Ultima atualização 24.11.2016 Visualizações 1557
Voltar Partilhar